Comunicação é protagonista em exposição no Solar do Barão

Publicada em 19/09/2014 às 18:53

A comunicação é protagonista da exposição que o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí “Solar do Barão” abre neste domingo (21), às 10h, na 8ª Primavera dos Museus, promovida pela Secretaria de Cultura em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). “Da carta ao email: por onde anda a comunicação?” reúne manuscritos, máquinas fotográficas de várias épocas, equipamentos de captação e imagem, máquina de escrever, cartazes de filmes produzidos na cidade, fotografias, além de informações e curiosidades da comunicação em Jundiaí e no Brasil. A exposição prossegue até 15 de novembro, com entrada franca.

Segundo o diretor do Solar, Jean Camoleze, a proposta é mostrar a importância da comunicação na formação social. “A exposição traz à tona um tema do cotidiano que interfere na formação social. Vamos trabalhar este tema por meio de uma programação interativa, voltada para todos os públicos”, destaca.

LEIA TAMBÉM
Fique por dentro do que Acontece em Jundiaí
Associação Jundiaiense de Música Sertaneja comemora aniversário

A atração é resultado de um intenso trabalho de pesquisa que começou em janeiro deste ano e se intensificou nos últimos meses. Neste período, a equipe do Solar mergulhou em seu próprio acervo, que inclui o Centro de Memória e Museu Solar do Barão, e encontrou preciosidades como as atas da Câmara Municipal de Jundiaí de 1766 a 1767.

Equipe encontrou atas da Câmara de 1767

Os pesquisadores também descobriram que Jundiaí foi polo de cinema nas décadas de 1950 e 1960. A cidade contava com a Produtora Jundiá, responsável por filmes como “Crepúsculo de Ódio”, que terá uma reprodução do cartaz na exposição.

“A ideia de fazer a exposição surgiu da potencialidade do acervo existente na cidade no que compete à comunicação”, informa o historiador e educador do Museu Histórico e Cultural, Alexandre Oliveira. “A intenção é problematizar a comunicação. Com o avanço da tecnologia, muita coisa que antes era importante não é mais, como por exemplo, o diploma de datilografia da escola Remington. Hoje, devido à facilidade de comunicação, existe uma banalização”, entende Alexandre.

Outra raridade da exposição é uma fotografia dos primeiros aparelhos de TV vendidos na Casa Carlos Gomes, na década de 1950, que mostra o encantamento das pessoas.

Organização
A museóloga Shari Almeida explica que a exposição foi organizada em sete módulos: manuscrito, impresso e digital; fotografia; telecomunicação; Produtora Jundiá; lixo eletrônico; cinemas de rua e TV Educativa de Jundiaí (TVE). “Elencamos as diversas áreas da comunicação tentando contemplar o acervo e trabalhar os diversos suportes”, explica.

Em cinemas de rua, a proposta é mostrar a importância sociocultural que os cinemas como República, Ipiranga e Marabá tiveram na cidade em uma época em que poucas pessoas tinham televisão.

A TVE de Jundiaí contribuiu significativamente cedendo equipamentos como mesas de edição, filmadoras e antenas de transmissão usadas nos anos 1980 e 1990 e que hoje são obsoletos. No módulo dedicado à emissora, será abordado a importância da cidade ter uma TV pública.

Em fotografia serão expostas as câmeras do acervo do Museu que prometem uma viagem no tempo, como a Kodak Brownie, que popularizou a fotografia; a Rittreck View, em que os visitantes poderão fazer uma self ao lado da câmera; a Polaroid, que marcou época; entre outras.

Exposição traz câmeras fotográficas como a Rittreck View

Em lixo eletrônico, a ideia é chamar a atenção das pessoas sobre o descarte correto dos equipamentos eletroeletrônicos como tevês antigas, computadores, vídeo-cassetes, entre outros. Durante o período da exposição, o museu contará com um ecoponto para descarte destes equipamentos.

Programação
A 8ª Primavera dos Museus prossegue até o dia 27 (sábado), no Solar do Barão, com diversas atividades relacionadas à exposição “Da carta ao email: por onde anda a comunicação?”. No dia 23 (terça), às 19h, ocorre a mesa-redonda “Comunicação na sociedade contemporânea, as mudanças e potencialidades”, com a participação de jornalistas convidados.

O documentário “Imigrantes”, que conta a história da região de Jundiaí após a abolição da escravidão e a vinda dos imigrantes, será exibido dia 24 (quarta), às 19h. O grupo teatral Performático Éos apresenta dia 25 (quinta), às 19h, o espetáculo teatral “Amor sem limites”, inspirada na era de ouro do rádio.

No dia 26 (sexta), às 19h, acontece uma ação educativa com estudantes universitários dos cursos das áreas de Comunicação Social, Propaganda e Jornalismo na exposição “Da carta ao e-mail: Por onde anda a comunicação?”. E dia 27 (sábado), às 9h30, a mesma ação educativa reúne grupos especiais.

O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí “Solar do Barão” fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6259.

Viviane Rodrigues
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/19/comunicacao-e-protagonista-em-exposicao-no-solar-do-barao/
Leia mais sobre