Prefeitura se mobiliza contra risco a bairro histórico do Traviú

Publicada em 22/09/2014 às 19:29

A Prefeitura de Jundiaí inicia nesta terça-feira (23) um alerta sobre o projeto de uma nova linha de transmissão elétrica, entre Paraná e São Paulo, com um trecho no município. Entre esses impactos está a inviabilização de parte das atividades rurais do histórico bairro do Traviú.

“Esse traçado é uma ameaça inclusive a programas de agricultura e turismo rural. Tivemos que fazer uma intervenção para suspender a instalação de piquetes. De nossa parte, é preciso mudar o traçado do projeto”, afirma o secretário Marcos Brunholi (da Agricultura, Abastecimento e Turismo), que estará no encontro desta terça-feira com moradores do bairro ao lado da secretária Daniela da Câmara Sutti (de Planejamento e Meio Ambiente).

Berço da uva Niagara Rosada, bairro do Traviú ganha atenção da Prefeitura sobre megaprojeto

Fundado por imigrantes italianos no final dos anos 1800, o local foi um dos centros de evolução da uva Niagara Rosada na década de 1930 e manteve boa parte de suas características mesmo com a intensa pressão imobiliária metropolitana no século 21.

Suas pequenas propriedades agrícolas, entretanto, podem ser inviabilizadas pela faixa linear de 70 metros de largura do linhão. De acordo com a primeira análise, os estudos feitos pela empresa responsável não consideraram que a estrutura das videiras ainda exige arame para ser viabilizada, material proibido no entorno do linhão.

O projeto, aprovado em leilão federal de novembro de 2013, é do consórcio formado pelas empresas estatais Copel e Furnas, com extensão de 882 quilômetros entre Campo Largo (PR) e Atibaia (SP), com extensão até Araraquara. O nome comercial do consórcio é Sistema Mata de Santa Genebra e projeto está em fase de orientação para o Estudo de Impacto Ambiental, que conta geralmente com poucas audiências públicas depois de elaborado.

Para alguns estudiosos, esse tipo de estudo deve utilizar o termo “risco” para os tomadores de decisão e “perigo” para aqueles afetados por elas. No traçado previsto no município de Jundiaí a linha passaria, além do histórico bairro rural do Traviú, por outros bairros rurais dentro da bacia do rio Capivari.

O encontro com os moradores começa às 19h na sede da Associação de Amigos de Bairro do Traviú na rua Luís Carbonari, 100.

Para Brunholi, momento é de ajustes no projeto de interesse federal

Etapa decisiva
A mobilização e o debate propostos pela Prefeitura são no momento do processo de licenciamento do projeto em que está ocorrendo a elaboração do EIA/Rima (estudo e relatório de impacto ambiental), que, depois de aprovado em audiências públicas, pode garantir a licença prévia no Ministério do Meio Ambiente. Em seguida, é elaborado o projeto definitivo e o chamado plano básico. De acordo com Brunholi, a meta é influenciar a alteração do desenho do traçado ainda na fase de engenharia, pois na segunda fase entram apenas compensações.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/22/prefeitura-se-mobiliza-contra-risco-a-bairro-historico-do-traviu/