Semana do Idoso movimenta ações nos bairros

Publicada em 23/09/2014 às 15:44

A programação da 17ª Semana Municipal do Idoso movimentou a manhã desta terça-feira (23) em diversos bairros da cidade. Onze unidades de saúde tiveram atividades e reuniram centenas de pessoas.

No Morada das Vinhas, depois da apresentação emocionante do Coral Fati Anhanguera, que abriu a programação da UBS na segunda-feira (22), a atividade desta terça foi no centro esportivo do bairro. O educador físico Marcelo Moda, da Secretaria de Esportes, reuniu o grupo de idosos para falar sobre a importância da prática de exercícios físicos para garantir um envelhecimento saudável.

CONFIRA FOTOS DAS AÇÕES DA 17ª SEMANA DO IDOSO

Confira a programação completa da Semana do Idoso

LEIA TAMBÉM
Unidades de saúde iniciam atividades para idoso

Exercícios físicos no Morada das Vinhas

Exercícios físicos no Morada das Vinhas

“Muitas pessoas acreditam que por causa da idade não podem se exercitar. Mas isso é um mito. Vocês não só podem como devem praticar exercícios físicos. É preciso acabar com o sedentarismo, mas cada um no seu limite”, explicou o educador. Após a palestra, Marcelo ensinou alguns exercícios práticos que podem ser feitos pelos idosos no dia a dia, em casa.

Marcelo também falou sobre os benefícios que a atividade física pode proporcionar. “A atividade ajuda a melhorar vários problemas de saúde, como obesidade, osteoporose, diabetes, hipertensão, estresse, colesterol e até depressão.”

A enfermeira Andreia Valese, uma das organizadoras do evento na UBS Morada das Vinhas, destacou que é o primeiro ano que a unidade participa da Semana do Idoso. “Precisamos trabalhar mais esses grandes eventos nos bairros. Fizemos a Semana do Bebê e foi um sucesso. Agora, programamos atividades todos os dias desta semana para os idosos”, afirmou.

A semana no Morada das Vinhas terá ainda reflexologia, palestras e passeio no Jardim Botânico Tulipas, com aula de lian gong e piquenique.

Chá e ervas
No Jardim das Tulipas, a oficina do sabor e a roda de chá reuniram mais de 50 idosos na manhã desta terça-feira (23)
. A farmacêutica Ana Cláudia Jordão Rodrigues e a nutricionista Mariana Novaes de Oliveira ensinaram o uso correto de diversas plantas e tiraram muitas dúvidas.

Como as da aposentada Doraci Jesus Pereira Freitas, de 60 anos, moradora do bairro. Diabética, ela contou que recentemente experimentou o chá da folha do feijão andu para diminuir a glicemia. “Ouvi dizer que era bom, daí tomei, mas passei mal. Acho que baixou demais a glicemia.”

A farmacêutica Ana Cláudia alertou que não se deve misturar medicamentos com os chás medicinais. “Não é porque é natural que não vai fazer mal. Há casos que as plantas medicinais podem causar efeito colaterais.”

Os participantes também aprenderam a fazer um tempero natural para usar na comida e o sal temperado. “É a primeira vez que participamos da Semana do Idoso e a comunidade está surpreendendo. Isso mostra a importância desse tipo de evento. Além disso, eles podem se socializar e se divertir”, destacou a enfermeira Roseli Souza Leal, que organizou as atividades ao lado da equipe de agentes comunitárias da UBS. “Vamos encerrar a programação com um grande baile”, adiantou.

Oficina do sabor e roda de chá no Tulipas

Oficina do sabor e roda de chá no Tulipas

Mais atividades
A terça-feira ainda teve passeio no Jardim Botânico (UBS Agapeama), ginástica animada (UBS Anhangabaú), oficina culinária (UBS Caxambú), palestra sobre ansiedade e insônia (UBS Central), reunião do grupo Convivência na Melhor Idade (UBS Eloy Chaves), palestra sobre cuidados em saúde (UBS Novo Horizonte), controle de glicemia e pressão (UBS Pitangueiras), palestra sobre saúde bucal (UBS Tamoio) e bate papo sobre direito dos idosos (UBS Parque Centenário).

Niza Souza
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/23/semana-do-idoso-atividades-movimentam-os-bairros/