Prefeitura reforça ‘cultura comunitária’ na Festa Portuguesa

Publicada em 26/09/2014 às 18:20

A Prefeitura de Jundiaí participou do lançamento da 24ª Festa Portuguesa da Vila Arens, que será realizada de 4 a 26 de outubro, com a defesa da importância da cultura comunitária. “Essa busca da união entre famílias é um valor essencial que precisa ser fortalecido e disseminado”, destacou o secretário Marcos Brunholi (Agricultura, Abastecimento e Turismo), no evento realizado quinta-feira (25).

Na festa deste ano, uma novidade é o prato chamado “bavete à portuguesa” que reúne as tradições italianas, com o macarrão, e também lusitana, por meio do bacalhau. Outra novidade ocorre ao ar livre, com o uso da chamada “praça do Coreto” valorizando essa relíquia arquitetônica da praça Sebastião Pontes.

Marcos Brunholi com organizadores da Festa Portuguesa

De acordo com Carlos Alberto Nardini, que preside a comissão organizadora com a esposa Edilaine, os serviços na festa (de limpeza ao preparo de alimentos ou acolhimento dos visitantes) envolvem 350 voluntários da comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição. “Buscamos manter esse espírito também com as novas gerações, é um trabalho constante. Participamos da festa desde o início”, comentou.

Essa renovação era o caso das adolescentes Maria Alice Pavan, Paula Estevam e da simpática Yasmim Freijó, que colaboram há anos com a festa.

Estrutura
Na apresentação do evento aos apoiadores e patrocinadores, entre petiscos à base de bacalhau, refrigerantes tradicionais da cidade e reencontros o lema “alegria e boa cozinha fortalecem nossa amizade” foi usado para mostrar a estrutura do evento, dividido entre a Cantina, que vai funcionar aos sábados das 18h às 22h, e aos domingos, das 10h às 15h, com recipientes descartáveis e o restaurante, em local interno, funcionando aos domingos das 11h30 às 15h.

Na área externa estarão expostos produtos e serviços, feira de artesanato e espaço para as crianças além de espaço para alimentação com mesas e cadeiras. Na parte interna, com capacidade para 450 pessoas sentadas, também funciona a cozinha – que atende pedidos de entrega em domicílio aos domingos, pelo telefone (11) 4526-1382.

Além de Brunholi, a Câmara Municipal esteve representada pelo vereador José Adair. “Temos visto a cidade se valorizar na atual administração e temos orgulho também por nossas boas festas que reúnem pessoas por bons objetivos”, afirmou.

No caso da 24ª Festa Portuguesa da Vila Arens, parte da renda segue para o trabalho de 25 pastorais sociais e também para uma entidade escolhida pelos organizadores, que neste ano é a Missão Belém (voltada para a recuperação de dependentes).

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/26/prefeitura-reforca-cultura-comunitaria-na-festa-portuguesa/