Samba na Praça marca os 119 anos do Clube 28 de Setembro

Publicada em 28/09/2014 às 13:21

O samba paulista e suas histórias foram revividas na tarde deste sábado (27), na Praça da Bandeira, em Jundiaí. O Samba na Praça reuniu sambistas de Jundiaí e região, que entre uma música e outra contaram a história e curiosidades do estilo musical. Um grande público compareceu ao evento comemorativo aos 119 anos do Clube 28 de Setembro, organizado pela Secretaria de Cultura em parceria com o Ministério da Cultura.

“É uma grande homenagem aos 119 anos do Clube 28, um grande patrimônio da cidade, com clássicos do samba paulista imortalizados na memória do povo brasileiro” disse o secretário de Cultura Tércio Marinho.

LEIA TAMBÉM
‘Palavra de Mulher’ faz homenagem a Chico Buarque

Roda de samba agradou quem passou pela Praça da Bandeira

O presidente do 28 de Setembro, Edval Francisco Honório, destacou o caráter pioneiro da iniciativa. “É a primeira vez que fazemos este evento na praça com o apoio da Secretaria de Cultura, vamos estender para os próximos anos para que todos se confraternizem, pois esta festa não é só para o Clube 28, é para toda a cidade de Jundiaí.”

O assessor especial para Assuntos das Coordenadorias, Vanderlei Victorino, ressaltou que “esse resgate do samba brasileiro é de extrema importância para a história da cultura negra brasileira e tem um significado ainda maior pela comemoração dos 119 anos do Clube 28”.

Representando o Ministério da Cultura, Henry Durante, que participou da roda de samba, também falou sobre importância do resgate do samba paulista. “É muito gratificante participar desta iniciativa, por trazer o resgate do samba paulista e seus inesquecíveis compositores e contar um pouco de sua história num momento que marca o aniversário do Clube 28. Parabenizo a Secretaria de Cultura pela iniciativa.”

A roda de samba agradou quem passou pela Praça da Bandeira. “Adorei, samba de raiz é muito bom, fazia tempo que não participava de um evento tão bacana”, disse a administradora Fábia Lemos, de 45 anos.

Tércio, Eliane, Vanderlei Victorino e o diretor do Clube 28 Antonio Gomes Pina

A diretora administrativa Guiomar Cristina de Souza, de 42 anos, também aprovou. “Este resgate do samba, esta união da comunidade negra é de extrema importância para a cultura brasileira.”

A roda de samba que se apresentou no Samba na Praça é composta por artistas da cidade e região, que fazem parte do Projeto Sambação, da Diretoria de Ação Comunitária, que tem como objetivo a divulgação da cultura do samba. “A proposta do Sambação é divulgar o samba, que faz parte da nossa cultura”, disse a diretora da Ação Comunitária da Secretaria de Cultura, Eliane Silva Pinto.

Viviane Rodrigues
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/28/samba-na-praca-marca-os-119-anos-do-clube-28-de-setembro/
Leia mais sobre