Arquivo Nacional transfere acervos para o Complexo Fepasa

Publicada em 24/09/2014 às 17:16

A transferência de 2 mil metros lineares de arquivos da Estação da Mooca para o Complexo Fepasa foi aprovada pelo Arquivo Nacional. A definição foi feita num encontro entre a diretora do complexo, Maria Angélica Ribeiro, e do diretor geral do Arquivo Nacional, Jaime Antunes da Silva, realizado no Rio de Janeiro.

Os arquivos contam uma parte da história das ferrovias brasileiras. Entre o apanhado, existem relatórios técnicos, folhas de pagamento e registros da chegada de famílias italianas ao Brasil. O acervo também fará parte do projeto FAM – Ferrovia Acervo e Memória, desenvolvido pelo Instituto Phoenyx e aprovado pelo Ministério da Cultura.

LEIA TAMBÉM
Secretário de Cultura visita o Clube dos Surdos
Feira da Amizade 2014 terá 89 atrações culturais
Emoção e recordações marcam homenagens no Solar do Barão

Complexo Fepasa e Arquivo Nacional oficializam transferência

Complexo Fepasa e Arquivo Nacional oficializam transferência

No encontro, foi debatida a importância destes arquivos serem alojados em Jundiaí. “A transferência do arquivo é bastante pertinente tendo em vista a nossa preocupação com a memória histórica da ferrovia. Isso envolve não só as partes técnica e administrativa, mas também a parte histórica dos trabalhadores e imigrantes que dela fizeram parte”, disse Maria Angélica.

Outros aspectos também foram decisivos para a autorização da transferência, entre eles o fato de Jundiaí ter sido precursora do desenvolvimento industrial, da energia elétrica, da Previdência Social, do Senai, de ter contribuído para a Revolução de 1932 e ainda na implantação da primeira ferrovia São Paulo- Raiway (Santos-Jundiaí), dando origem a tantas outras.

As próximas etapas para o procedimento de transferência são a produção do inventário, limpeza e catalogação dos arquivos. Também será elaborado um termo de cooperação entre o Arquivo Nacional e a Prefeitura de Jundiaí, para subsídio do município. “O arquivo será armazenado na Biblioteca do Complexo Fepasa, e poderá ser consultado por pesquisadores, alunos, historiadores e interessados sobre o assunto”, informa a diretora do Complexo Fepasa.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/24/arquivo-nacional-aprova-transferencia-de-arquivos-para-o-complexo-fepasa/