Cemitério do Centro recebe novo sistema de segurança

Publicada em 02/09/2014 às 16:15

O cemitério Nossa Senhora do Desterro, localizado na região central de Jundiaí, passa por reformulações, principalmente na segurança do espaço. A Prefeitura de Jundiaí, por meio da superintendência adjunta do Serviço Funerário Municipal, realiza a colocação de grades de proteção no muro existente no local.

Também com o objetivo de ampliar a segurança, será aberto um processo de licitação para a instalação de um sistema de monitoramento por câmeras em toda a extensão do cemitério.

Vale lembrar que para a realização de mudanças no cemitério Nossa Senhora do Desterro, pelo fato do espaço ser considerado patrimônio histórico, depende de uma série de leis acerca da segurança, manutenção e modificações.

LEIA TAMBÉM
Reformas melhoram atendimento no Velório Municipal

nstalação das grades será realizada em pontos vulneráveis

nstalação das grades será realizada em pontos vulneráveis

Segundo o superintendente adjunto do Serviço Funerário, Lázaro Aparecido Ribeiro, as grades estão sendo instaladas, nesta primeira fase das obras, em pontos vulneráveis. A Guarda Municipal intensificou as rondas no local e tem obtido êxito no combate aos furtos.

Prova disso foi uma ação realizada na madrugada de domingo (31), na qual a corporação conseguiu recuperar 12 peças ornamentais que criminosos tentaram levar do cemitério. “As rondas são constantes, tanto durante o dia quanto no período noturno. O trabalho tem sido intenso”, destacou o comandante José Roberto Ferraz.

De acordo com Ferraz, os GMs da ronda noturna contam, inclusive, com as chaves do cemitério para que acessem o espaço a qualquer horário. “Também conversamos com moradores do entorno e solicitamos que entrem em contato conosco pelo telefone 153 caso percebam qualquer sinal de barulho ou movimentação estranha”.

Segundo Ferraz, a Guarda Municipal está ainda, em parceria com a Polícia Militar e Polícia Civil, trabalhando para localizar os indivíduos que praticam esses furtos. “Temos feito diversas visitas a desmanches, no sentido de buscar essas pessoas que chegam a esses locais tentando vender cobre e ferro”.

Ainda de acordo com o superintende adjunto, também foi realizada a poda das árvores no entorno – por meio da Secretaria de Serviços Públicos. “Algumas pessoas usavam as árvores para subir nos muros e ter acesso ao espaço”, explicou.

Rondas da GM e monitoramento também serão feitos

Rondas da GM e monitoramento também serão feitos

Legislação
Existem leis que proíbem a colocação de iluminação, restringem o aumento do muro e proíbem a colocação de cerca elétrica. Assim, modificar a estrutura do local demanda uma série de implicações legais, inclusive a contratação de seguranças para trabalhar no horário noturno. “Estamos buscando instrumentos legais para ampliar ainda mais a segurança do cemitério.”

Luana Dias
Fotos: Dorival Pinheiro Filho

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/02/cemiterio-nossa-senhora-do-desterro-recebe-novo-sistema-de-seguranca/