Desfile: Diversidade marca espetáculo na Luiz Latorre

Publicada em 07/09/2014 às 14:04

A marca do Desfile da Independência neste domingo (7) foi a grande adesão de instituições e da comunidade. Além dos tradicionais setores de segurança, escolas, atletas, carros antigos e motocicletas, diversas novidades surpreenderam como karts, cavalos, tratores e batuques.

“Tivemos um grande momento como comunidade”, destacou o prefeito Pedro Bigardi, sobre o desfile, ao lado da primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi, presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funss).

VEJA TODAS AS FOTOS DO 7 DE SETEMBRO

LEIA TAMBÉM
Dia da Independência leva 18 mil ao desfile

Tratores e cavalos reforçaram a diversidade do desfile

Os caminhões militares, como é tradição, abriram a apresentação seguidos por viaturas da Polícia Civil, da Guarda Municipal, da Polícia Militar, da Defesa Civil, da Polícia Rodoviária e do Corpo de Bombeiros.

Uma das novidades foi o bloco de servidores da Saúde, liderado pelo secretário e médico Gerson Vilhena. Essa participação direta também viria posteriormente com o secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes (com a grande comitiva de atletas) e com o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi (com um inédito bloco de tratores). E incluindo também o secretário da Casa Civil, José Carlos Pires (no bloco dos cavaleiros).

No campo das escolas e grupos de escoteiros, uma das surpresas ocorreu com a escola municipal EMEB Rotary Club pelas fantasias inspiradas na cultura popular e no batuque trazido pelo grupo Tambores de Inkice.

“Os projetos de arte são escolhidos por cada escola, mas estamos incentivando essa área de cultura dentro delas”, comentou o secretário de Educação, vice-prefeito Durval Orlato.

Pilotos de kart foram uma das surpresas na Luiz Latorre

Surpresas
As tradições continuam fortes, como no sucesso do antigo Fusca junto ao público que foi percebido no desfile de um modelo preto da Polícia Civil e de um modelo bicolor da Polícia Militar, restaurado entre outros no Clube do Carro Antigo.

Mas as surpresas continuaram com grupos de kart e até o time de futebol americano, o Jundiaí Ocelots, desfilaram ao lado das evoluções levadas pela Escola Superior de Educação Física (Esef) e por diversas modalidades esportivas. Ou nos tratores que representaram o setor agrícola da cidade até mesmo com crianças como Marcos Vinicius Mingotti, desfilando ao lado do pai na direção das máquinas.

As motocicletas e triciclos do grupo Caveiras do Japi deram um grande show e foram muito aplaudidos. O contraste aconteceu com o encerramento feito por grande número de cavaleiros (muitos participantes da centenária Romaria de Jundiaí a Pirapora), que fecharam o espetáculo com uma grande exibição.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/07/desfile-diversidade-marca-espetaculo-na-luiz-latorre/