Enfermagem: Simpósio discute novidades no tratamento de feridas

Publicada em 22/09/2014 às 19:20

A Secretaria Municipal de Saúde vai fazer parte do 4º Simpósio Regional de Enfermagem de Jundiaí (Sirenj 2014), marcado para ter início dia 30 de setembro (terça-feira), às 20h, no campus Professor Pedro Clarismundo Fornari, do Centro Universitário Padre Anchieta. O evento, organizado pelo Curso de Graduação em Enfermagem do Unianchieta, tem como tema tema “Feridas: abordagem holística, prevenção e terapêutica de última geração”. A programação vai até o próximo dia 2.

LEIA TAMBÉM
Unidades de saúde iniciam atividades para idoso

A enfermeira Nilce Botto Dampieri, da Secretaria de Saúde, falará sobre“Feridas em pacientes com diabetes, prevenção e tratamento”, a partir das 8h30, dia 1º de outubro. O campus Pedro Clarismundo Fornari fica na avenida Dr. Adoniro Ladeira, 94 – Km 55,5 da rodovia Anhanguera.

Os interessados em participar não precisam fazer inscrição prévia, basta comparecer ao local nos dias e horários indicados e levar um pacote de leite em pó que será doado a entidades assistenciais de Jundiaí. Haverá certificados aos participantes.

Programação – A abertura do seminário, no dia 30, será feita às 20h, com a participação do cirurgião plástico Fábio Kamamoto, do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina da USP. Ele vai tratar do tema “Tratamento de feridas complexas à vácuo: indicações, aplicações e experiências”, uma das terapias mais inovadoras na área e que pode ser aplicada em feridas causadas por acidentes, queimaduras e em decorrência de diabetes.

No dia 1º de outubro, a partir das 20 horas, será a vez da enfermeira Mônica Costa Ricarte, da PUCC, abordar o tema central do evento.

Já dia 2 de outubro, pela manhã, a Sociedade Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (Sobende), marca presença com a participação de duas especialistas, Rosângela de Oliveira e Maria Cristina Pose Guerra, com os respectivos assuntos: “A autonomia do enfermeiro na avaliação de risco de feridas” e “Indicadores na prevenção e tratamento de UPP no Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence”.

À noite, será a vez do enfermeiro Jeiel Carlos Lamônica Crespo, do INCOR, abordar o tema“Checklist para prevenção de úlceras por pressão”, a partir das 19h. “A ideia é divulgar conhecimentos sobre o assunto e difundir tratamentos, promovendo uma importante troca de experiências”, enfatiza Cristiano José Mendes Pinto, coordenador do Curso de Graduação de Enfermagem do UniAnchieta.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/22/enfermagem-simposio-discute-novidades-no-tratamento-de-feridas/
Leia mais sobre