Inauguração da galeria a céu aberto é neste sábado (6)

Publicada em 04/09/2014 às 16:52

Composta por 20 painéis de grafite produzidos por artistas de Jundiaí e região, a Galeria de Arte Pública G9 será inaugurada neste sábado (6), às 10h, na avenida Nove de Julho, com apresentação do grupo de hip hop Live Set Nervosound.

As secretarias de Cultura e de Serviços Públicos transformaram o muro de arrimo do local em uma galeria de artes a céu aberto. A iniciativa é mais um investimento do governo Pedro Bigardi no sentido de democratizar e universalizar o acesso à cultura no município. ” A qualidade dos trabalhos é impressionante e vão dar vida a um local que passou muitos anos abandonado”, salienta o prefeito.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí recebe exibição de curtas premiados
Orquestra de Jundiaí faz apresentação no Polytheama

Galeria tem 20 painéis feitos por artistas de Jundiaí e região

Galeria tem 20 painéis feitos por artistas de Jundiaí e região

A Secretaria de Serviços Públicos foi a responsável pela preparação e revitalização do espaço. “Foi uma ideia fantástica transformar este espaço em uma galeria ao ar livre. É uma forma de valorizar o artista de rua e oferecer arte à população”, enfatiza o secretário Aguinaldo Leite.

A nova galeria passa a integrar o circuito cultural da cidade. “Esta intervenção é um exemplo de ocupação do espaço urbano, no qual se valoriza a arte, o artista e a população, que passa a ter acesso às obras destes artistas”, destaca o secretário de Cultura, Tércio Marinho.

A Galeria de Arte Pública G9 faz parte da estrutura do Museu Histórico e Cultural ‘Solar do Barão’, sob direção de Jean Camoleze. “A ideia é propiciar um momento de arte reflexiva sobre o que é o grafite e criar um novo espaço expositivo na cidade. O grafite é uma arte urbana que está presente no cotidiano, participando da formação dos indivíduos.”

Obras ficarão expostas durante um ano

Obras ficarão expostas durante um ano

Inédito
O projeto da galeria ao ar livre foi desenvolvido pelo artista André Oliveira, conhecido como Estranho, responsável pela curadoria. “É a primeira vez em Jundiaí que temos uma ação deste porte, em que o artista é valorizado e o grafite é visto como obra de arte.”

A periodicidade da exposição é de um ano. Após esse período, novos artistas serão selecionados via edital para a produção dos novos painéis.

Viviane Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/04/inauguracao-da-galeria-a-ceu-aberto-e-neste-sabado-6/