‘Outubro Rosa’ começa nesta quarta-feira (1º)
Publicada em 30/09/2014 às 16:23Começa nesta quarta-feira (1º) a terceira edição do Outubro Rosa, campanha nacional de prevenção ao câncer de mama, que é adotada na cidade. A abertura oficial será no auditório do Hospital Universitário, às 13h30, e contará com a presença do prefeito Pedro Bigardi.
Após a solenidade, haverá um bate-papo sobre prevenção do câncer de mama com os mastologistas Milzen Giatti e Marcelo Cesario e com a psicóloga Joana D’Arc Cortines.
A programação prossegue no dia 7. A Secretaria de Esportes vai levar as mulheres que frequentam as atividades nos diversos centros esportivos da cidade para uma atividade no Teatro Polytheama. O grupo vai assistir à peça “Senhor Dodói”, às 15h30, e na sequência participará de palestra sobre prevenção do câncer de mama, com a equipe do Ambulatório de Saúde da Mulher.
No dia 19, será realizada a 2ª Caminhada Rosa Contra o Câncer de Mama no Parque da Cidade. A concentração será às 8h30, na Praça Pôr do Sol, com aula de zumba e animação da Bateria da Saúde, da Cia. Paulista de Artes.
Além disso, todas as unidades de saúde da rede pública vão intensificar as ações de prevenção da doença e incentivar a realização da mamografia. Algumas unidades também estão programando palestras e ações alusivas ao tema.
Os prédios públicos – Paço Municipal, Teatro Polytheama e Câmara Municipal – devem ganhar iluminação rosa, em alusão à campanha.
Campanha
O reforço ao trabalho com a saúde da mulher é orientação do prefeito Pedro Bigardi, que ampliou a campanha na cidade desde o ano passado. E o trabalho já mostra resultados. De janeiro a julho deste ano foram realizadas 14.038 mamografias (unilaterais ou bilaterais), um aumento de 416 exames em relação ao mesmo período do ano passado.
O objetivo da campanha é chamar a atenção da população para a importância da prevenção do câncer de mama, dedicando todo o mês de outubro ao tema. O foco é conscientizar as mulheres sobre a importância de conhecer os fatores de risco e os sintomas mais frequentes da doença e de realizar a mamografia (indicada para mulheres com mais de 40 anos ou por indicação médica).
Em Jundiaí, a Secretaria de Saúde disponibiliza mensalmente 2.440 vagas de mamografia e não há fila de espera. A média de exames realizados este ano é de 2 mil por mês.
No primeiro ano da campanha na cidade, foram diagnosticados 47 casos da doença. No ano passado, foram 55. Vale destacar que o diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura
Ações nas unidades (confirmadas até agora):
Niza Souza
Foto: Arquivo
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial