Prefeito visita Centro de Referência Ambiental
Publicada em 04/09/2014 às 12:57O prefeito Pedro Bigardi visitou o Centro de Referência em Educação Ambiental (Cream), nesta quinta-feira (4). O espaço, localizado na região da Serra do Japi, já recebeu mais de 1,6 mil alunos da rede municipal de ensino durante os 6 meses de funcionamento. Esta, aliás, é uma das ações que envolvem o Programa de Educação Ambiental da Secretaria de Educação.
“O programa e o Cream cumprem um papel importante dentro da educação ambiental. Os alunos deixaram de aprender apenas no plano teórico e passaram a ter experiências na prática. Eles têm a oportunidade de conhecer a Serra do Japi, sua diversidade e outros patrimônios de Jundiaí. Desta forma, a criança se empolga no sentido de preservar o meio ambiente. Este é nosso objetivo”, ressaltou o prefeito Pedro Bigardi, que estava acompanhado do secretário de Educação e vice-prefeito Durval Orlato na visita.
LEIA TAMBÉM
Prefeitura verifica escolas municipais na região Sul
Visita a Sorocaba estuda planos de mobilidade urbana
Meta da atual administração municipal, a educação ambiental já possibilitou que 5.801 crianças entrassem em contato direto com a natureza, por meio de visitas monitoradas a vários espaços existentes em Jundiaí.
Durante a visita, o prefeito acompanhou as atividades que estavam sendo desenvolvidas com profissionais da educação e com um grupo de alunos da Emeb Deputado Ranieri Mazzilli. Após um bate-papo com as crianças sobre animais e vegetais da Serra do Japi, Bigardi e Orlato percorreram a trilha com eles.
“Sem dúvida, esse contato direto é fundamental para a criação da consciência ambiental dos estudantes. Não só no Cream, mas no Jardim Botânico, na Associação Mata Ciliar, na DAE e no Museu Histório e Cultural, espaços que fazem parte do projeto de visitações, os alunos aprendem muito. A Prefeitura está ajudando a construir o cidadão de hoje e de amanhã na preservação do meio ambiente”, comentou o secretário de Educação.
Estrutura
O Centro de Referência em Educação Ambiental fica numa área de 180 mil m², no bairro Santa Clara. O espaço conta com recepção, laboratório equipado com microscópios e lupas, sala de exposições, biblioteca e uma trilha de 1,3 quilômetro.
“Aqui tudo é muito bonito. Estou muito feliz. Eu nunca tinha feito trilha e visto um fungo em uma árvore. Eu também vi, no microscópio, um bichinho comendo uma semente. A natureza é tudo isso e temos que preservar para ficarmos vivos”, afirmou um dos visitantes, Gabriel Santos Primo, de 8 anos. “Eu quero voltar.”
As visitas são marcadas pela direção das unidades escolares.
Roberta de Sá
Fotos: Alessandro Rosman
-
23/11/2024
Alunos da Flórida Mestag tornam-se cientistas durante mostra e feira de Ciências
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
13/11/2024
Programas municipais inspiram a visita de comitiva de Bauru
-
12/11/2024
Veja o que abre e fecha nos feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra