Programa de ‘internação domiciliar’ do São Vicente transforma vidas

Publicada em 25/09/2014 às 17:22

São inúmeros os casos de gratidão contados por pacientes do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo atendidos pela equipe de internação domiciliar, como ‘dona’ Terezinha Angélica Monteiro. Após entrar para o programa por problemas pulmonares, percebeu que alguma coisa estava errada com uma de suas mãos. “Percebi uma mancha escura que foi aumentando com o tempo. Depois de passar por diferentes médicos, cheguei a ouvir que teria de ser submetida a uma cirurgia para amputá-la devido a um distúrbio de coagulação. Voltei pra casa com uma ferida enorme na mão”, relata a paciente.

Foi graças ao empenho da equipe de internação domiciliar do Hospital São Vicente que a situação foi revertida e Terezinha não precisou passar pela amputação. “Nossa equipe passou a realizar curativos diários e solicitamos uma avaliação complementar da enfermeira Antonia Rosa Rodrigues da Rosa, Coordenadora de Enfermagem e membro da Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas e Estomias. O trabalho em equipe foi fundamental para obtermos este resultado”, explica Maria Teresa Mattion, Coordenadora Assistencial da Internação Domiciliar.

LEIA TAMBÉM
Semana do Idoso: baile encerra programação central
1º Congresso de Saúde Bucal começa nesta quinta (25)

Enfermeira Maria Teresa Mation durante atendimento, coordenadora do atendimento domiciliar

Enfermeira Maria Teresa Mation durante atendimento, coordenadora do atendimento domiciliar

“Recebemos todo o treinamento necessário e a equipe me ensinou a fazer o curativo que precisava ser trocado diariamente”, conta Maria Roseli de Toledo, nora da paciente.

Seguindo a Portaria de número 2.416, de 23 de março de 1998, do Ministério da Saúde, e atualmente a Portaria de número 2.529 de 19 de outubro de 2006, do Ministério da Saúde e a Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº11, de 26 de janeiro de 2006, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo implantou o programa de Assistência Domiciliar (PAMID), com a finalidade de melhorar a qualidade de vida dos pacientes que podem terminar o tratamento em seu domicílio, dividindo com a família e a sociedade a responsabilidade do cuidado dos mesmos, diminuindo o risco de infecção hospitalar e otimizando os leitos.

“A implementação deste serviço no HCSVP constitui um novo desafio que já reduziu significativamente os custos para o hospital e humanizou ainda mais o atendimento no âmbito do SUS no Município de Jundiaí. Durante esses anos a população de Jundiaí vem sendo beneficiada com êxito, através do empenho da equipe e o apoio dos gestores, na redução das reinternações e no tratamento rápido das intercorrências”, conta a médica Alessandra de Pina Mota Mattion.

“Agradeço a todos do Hospital São Vicente, e em especial à enfermeira Maria Teresa, que vinha aos finais de semana realizar o curativo, e à doutora Roberta Lopes Bariane, que também foi muito importante no meu tratamento. Agradeço com muito carinho porque a equipe me tratou como membro da família”, finaliza.

Números
Em 2013, foram 1.459 atendimentos de pacientes inseridos no programa. Até agosto deste ano, já são 911. O número de visitas foi de 9.948 em 2013 e já chegou a 5.287 em 2014.

Thaís Dorneles
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/25/programa-de-internacao-domiciliar-do-sao-vicente-transforma-vidas/