Semana da Pátria tem PM e estudantes em hasteamento

Publicada em 02/09/2014 às 13:37

A programação da Semana da Pátria, em comemoração do Dia da Independência, teve sequência nesta terça-feira (2), com a solenidade de hasteamento das bandeiras, na praça Governador Pedro de Toledo. Até o próximo sábado (6), o ato – organizado pela Secretaria Municipal da Casa Civil – será repetido, sempre com a presença de entidades civis e militares da cidade, além da população, que também está convidada a participar.

Para o prefeito Pedro Bigardi, as ações realizadas pela atual administração municipal são, na verdade, o que a população espera de um evento tão importante para todos os brasileiros. “É uma grande demonstração de civismo e amor à nossa Pátria”, disse, emendando com o convite para o desfile do domingo (7).

Veja AQUI as fotos da Semana da Pátria
Confira AQUI a programação completa da Semana da Pátria

LEIA TAMBÉM
Prefeito Pedro Bigardi abre Semana da Pátria

A Polícia Militar participou do ato desta terça-feira (2)

A Polícia Militar participou do ato desta terça-feira (2)

O secretário da Casa Civil, José Carlos Pires, disse que a programação tem atraído as pessoas para o local, como aconteceu segunda-feira (1) e proporcionou belíssimas manifestações de civismo. “Temos diversas atividades até o dia 7, quando acontece o desfile na avenida Prefeito Luiz Latorre. O ato de hasteamento de bandeiras é muito bonito e as pessoas estão vindo para participar”.

Conforme a programação, nesta terça (2) os convidados da Prefeitura de Jundiaí foram representantes dos batalhões 11º e 49º da Polícia Militar, além da Polícia Rodoviária. Alunos de duas classes da Emeb Marcos Gasparian também participaram da solenidade , que teve o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado e do Município e a execução do Hino Nacional.

Alunos da Emeb Marcos Gasparian: convidados

Alunos da Emeb Marcos Gasparian: convidados

Exposição
Uma réplica da Rádio Patrulha, um veículo Fusca utilizado pela Polícia Militar até a década de 1970, chamou a atenção ao chegar ao local. Pintada de vermelho e preto, as cores oficiais da época, a viatura iria passar o dia todo exposta na praça. A intenção é mostrar um pouco da história da PM no Estado de São Paulo. Quem passou pelo local quis vê-lo de perto e também fazer fotos.

O veículo, na verdade, pertence ao Clube do Carro Antigo de Jundiaí e foi ‘construído’ pelo presidente, Dimas Frasson Reynaldo. Segundo ele, o encantamento com as viaturas policiais vem desde a infância, quando morava próximo a uma unidade do Exército em Jundiaí.

“Além do que, meu irmão José Roberto Reynaldo (já falecido) era tenente da PM e com ele pude me aprimorar nos detalhes. Essa é uma réplica mais do que original da conhecida ‘RP’ que usavam na época”, contou.

Para compor o dispositivo oficial da solenidade, foram convidados os PMs Esdras Moraes, do 11º BPMI, capitão Reginaldo Trindade, do 49º BPMI, além de Marcelo Lo Mônaco (diretor da Escola de Governo do Município), Mary Fornari Marinho (secretária de Recursos Humanos), Daniela da Camara Sutti (secretária de Planejamento e Meio Ambiente), José Roberto Ferraz (comandante da Guarda Municipal de Jundiaí), Eliane Calderon (supervisora de ensino da rede municipal) e Fátima Bianchini (coordenadora pedagógica da Emeb Marcos Gasparian).

Nesta quarta-feira (3), será a vez do Corpo de Bombeiros participar do hasteamento das bandeiras; na quinta (4), a Guarda Municipal; na sexta (5), o movimento sindical; e, no sábado (6), entidades do comércio. No domingo, dia 7, a partir das 9h, na avenida Prefeito Luiz Latorre. Toda a população está convidada.

Alcir de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida

Acompanhe a reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/02/semana-da-patria-pm-e-estudantes-participam-de-hasteamento/
Leia mais sobre