Presidente do Conselho do Patrimônio Cultural toma posse

Publicada em 01/10/2014 às 18:12

A professora Maria Angélica Ribeiro assumiu a presidência do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac), com mandato de dois anos (2014-2016), e terá entre as atribuições a convocação de reuniões e notificação sobre deliberações de caráter técnico.

LEIA TAMBÉM
Cultura oferece peças gratuitas na Semana da Criança

Maria Angélica: "Agilizar os processos de tombamento"

Maria Angélica: “Agilizar os processos de tombamento”

“Percebi que muito da história de Jundiaí estava se perdendo, por isso me interessei em participar do Compac. Quero ajudar a proteger os patrimônios da cidade”, comenta a professora, que também responde pela Diretoria Administrativa do Complexo Fepasa.

Atualmente, o Compac é constituído por 19 conselheiros, também escolhidos em votação, que se reúnem mensalmente no Complexo Fepasa. “A escolha foi feita de forma democrática, respeitando a lei e o regimento interno do Compac”, explica Donizetti Aparecido Pinto, diretor de Patrimônio Histórico e Cultural.

Uma das funções do Compac é a seleção e processo de tombamento de prédios históricos de Jundiaí, por isso trabalha em conjunto com a Diretoria de Patrimônio. “As reuniões do Compac são no Complexo Fepasa e agora, com a transferência da Diretoria de Patrimônio para o local, nossas decisões são mais ágeis”, reforça Donizetti.

Para Maria Angélica, o maior desafio do Compac é agilizar o andamento dos processos de tombamento. “Temos muitos processos em andamento. A intenção é deixá-los menos morosos, realizando, se necessário, mais reuniões.”

Outra proposta da presidente é refazer a legislação do Conselho. “Temos muitas incoerências nas normas do conselho hoje. Por isso, pretendemos mudar”, assinala.

Assessoria de Imprensa
Fotos: fotógrafos – PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/01/presidente-do-conselho-do-patrimonio-cultural-toma-posse/
Leia mais sobre