Saúde discute cirurgia para reconstrução de mama
Publicada em 01/10/2014 às 18:42Durante a solenidade de abertura do “Outubro Rosa”, na tarde desta quarta-feira (1), o secretário de Saúde Gerson Vilhena adiantou uma novidade que deve entrar em vigor em breve e que vai melhorar o atendimento às pacientes com câncer de mama. “Temos reunião marcada ainda este mês com o Hospital São Vicente para oficializar uma agenda específica para as cirurgias de reconstrução de mama”, afirmou. Vilhena destacou ainda que há um projeto de reclassificação do Hospital Universitário para que também possa realizar esse tipo de cirurgia.
MAIS
Centro recebe comemoração do Dia do Idoso
“Seriam duas cirurgias por semana, o que daria oito por mês. Temos que alinhar com os setores de mastologia e cirurgia plástica para fazer a reconstrução junto com a mastectomia”, explicou.
Infelizmente, destacou o secretário, o câncer de mama é agressivo e muitas vezes é necessário fazer a mastectomia (retirada de parte ou total da mama).
“É uma doença que mutila a mulher. Eu me dedico muito à reconstrução porque acredito que isso pode devolver um pouco de alegria às pacientes. Toda mulher que faz a reconstrução se recupera melhor”, destacou. “A reconstrução imediata evita que a mulher passe pela fase de depressão, que piora muito o sistema imunológico e prejudica o tratamento.”
Niza Souza
Foto: Alessandro Rosman
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial