Retirados 3,5 mil toneladas de sedimentos do Rio Jundiaí
Publicada em 02/10/2014 às 16:00Após 2 meses de trabalho, a Secretaria de Serviços Públicos finalizou o trabalho de desassoreamento de um trecho do Rio Jundiaí, que vai do viaduto Sperandio Peliciari, na Ponte São João, até o Jardim Shangai. Foram retirados do local 3,5 mil toneladas de sedimentos. O desassoreamento realizado melhora as condições de escoamento das águas, prejudicadas por conta do acúmulo de sedimentos diversos.
“Com a retirada desse material, mantemos a calha do rio limpa e garantimos a capacidade de escoamento para a qual a calha foi projetada, minimizando os riscos de enchente. A drenagem urbana recebe a devida atenção no governo Pedro Bigardi”, disse o diretor de Recursos Hídricos, Rodrigo Batalha.
LEIA TAMBÉM
Galerias e bocas de lobo são desobstruídas na rua União
Prefeito entrega pavimentação e drenagem no Guanabara
Segundo Aguinaldo Leite, secretário de Serviços Públicos, a ação visa à remoção de bancos de areias, melhora do escoamento e redução dos riscos de enchentes. “Este é um trabalho preventivo importante, necessário, que não altera o canal mas o restabelece para que se cumpra o papel no período de chuvas”, afirmou.
O trabalho contou com apoio da Unidade de Serviços 5 da Limpeza Pública (Limpub). Foram utilizados: dois tratores de esteira, uma escavadeira hidráulica e cinco caminhões. O material coletado foi levado para o Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol).
Após o trabalho no Rio Jundiaí, a equipe da secretaria trabalha agora no córrego da Colônia, no trecho do Cidade Nova I até a ponte São João.
Fabio Frattini Manzini
Foto: Paulo Grégio
-
04/06/2024
Oficina no Fab Lab com foco em sustentabilidade tem inscrições gratuitas para servidores e estudantes
-
10/04/2024
Servidores municipais conhecem as instalações do Geresol
-
08/04/2024
Em Jundiaí, Cidade das Crianças, descarte correto do lixo entra em pauta desde cedo
-
07/09/2023
Prefeitura coleta mais de 1 tonelada de lixo eletrônico em 2023