Animais vão receber benção neste sábado (4) na Varginha

Publicada em 03/10/2014 às 12:04

Uma cerimônia de benção de animais será realizada em Jundiaí neste sábado (4), às 9h, diante da Igreja da Varginha, na região de Santa Clara. A iniciativa tem apoio da Prefeitura. De acordo com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, o evento reforça o cenário de iniciativas de conscientização sobre o respeito aos animais.

Cena urbana com animais: responsabilidade de guarda e proteção

A iniciativa é do morador José Cassio Catossi, também cuidador de animais, que coloca como alvo do evento não apenas cães e gatos mas também cavalos, que formam na cidade um dos maiores polos de criação no Estado de São Paulo, além de animais silvestres. “É um pedido de atenção a todos”, comenta.

Bênção de animais está marcada para as 09h

Bênção de animais está marcada para as 09h

Os proprietários vão passar com seus animais diante do ponto onde o padre Márcio vai orientar os trabalhos. A proposta dos organizadores é de que o evento torne-se anual se tiver boa adesão da comunidade. Outras instituições também foram convidadas.

As diferenças entre animais domésticos e silvestres são bastante conhecidas, sendo geralmente silvestres aqueles da própria região (ou também de outras regiões e biomas), sendo prejudiciais tanto a soltura de domésticos na natureza como também de animais silvestres de um bioma em outro completamente diferente.

O foco para os participantes está na responsabilidade de guarda dos animais domésticos e na proteção dos silvestres da região.

Essa é a primeira vez que a Varginha recebe essa iniciativa, embora ela já tenha ocorrido em outros bairros. O local é estrada de Santa Clara, nome histórico da avenida Luiz Gobbo.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/03/animais-vao-receber-bencao-sabado-na-varginha-2/