Agentes comunitários de saúde celebram data com novo curso

Publicada em 06/10/2014 às 17:55
Outubro é o mês dos agentes de saúde

Outubro é o mês dos agentes de saúde

Uma boa parte dos 174 agentes comunitários de saúde da Prefeitura de Jundiaí participa nesta quinta-feira (9) de uma oficina diferenciada no Complexo Argos, sobre construção de brinquedos a partir de materiais reciclados. A capacitação permanente é uma marca desta categoria, que teve a data nacional celebrada dia 4 de outubro e que ainda neste ano terá o 1º Fórum de Agentes Comunitários de Jundiaí.

De acordo com a Secretaria de Saúde, é preciso destacar a “bravura” da classe, que tem desempenhado um papel importante para a população. “Todos atuam em prol da prevenção da saúde, levando informações básicas até os cidadãos, orientando os domiciliados, hipertensos, diabéticos, gestantes, portadores de hanseníase, tuberculose, acamados e pessoas com condições de vulnerabilidade social”, resumem em nota as coordenadoras Paula Hebling e Elaine Pilon.

LEIA TAMBÉM
Aramis Polli vai ganhar pista de bicicross
Serviços Públicos promove mais melhorias no Rio Jundiaí

A capacitação desta quinta (9) acontece em parceria com a Diretoria de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria de Educação. Ela foi articulada dentro do âmbito do Programa Primeiríssima Infância pela coordenadora de pediatria da Diretoria de Ações em Saúde, a médica Maria Aparecida Ribeiro da Costa.

Participam 90 profissionais, divididos em duas turmas pela manhã e tarde. Novas turmas serão pensadas posteriormente para atingir todo o grupo.

Cursos têm sido intensificados desde o ano passado

Cursos têm sido intensificados desde o ano passado

Estrutura
Atualmente, o município conta com 174 agentes comunitários atuando em 18 das 37 unidades da rede de saúde nos bairros, seja no modelo da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) ou da Estratégia de Saúde da Família (ESF) – que passou de cinco para 11 equipes, a partir de 2013, como determina o Programa de Metas do governo Pedro Bigardi. O objetivo é chegar a 30 equipes até o final de 2016.

“A previsão do fórum era também de acontecer agora, mas o melhor período apontado é novembro”, explica Paula Hebling.

A diferença da ESF para a EACS é que a saúde da família conta com um médico generalista, tendo sido o alvo preferencial do apoio recebido do Governo Federal pelo programa Mais Médicos. Algumas unidades já contam com mais de uma equipe dessas, como no caso de unidades dos jardins Novo Horizonte (3) e Santa Gertrudes (2).

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/06/agentes-comunitarios-de-saude-celebram-data-com-novo-curso/
Leia mais sobre