Coordenadoria do Deficiente faz balanço positivo das ações

Publicada em 07/10/2014 às 14:48

“As pessoas com deficiência só vão ser vistas quando elas forem às ruas”. A frase é do titular da Coordenadoria da Pessoa Deficiente, Reinaldo Fernandes, ao comentar a intensa programação que marcou setembro, mês em que é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa Deficiente.

E quando ele diz que as pessoas devem ter visibilidade, a Coordenadoria da Pessoa Deficiente tem cumprido este papel. Atividades não têm faltado, conforme determinação do prefeito Pedro Bigardi para apoio às políticas voltadas à inclusão. “Não são apenas rampas, banheiros adaptados ou vagas reservadas, a inclusão tem que ser ampla e atender todas as áreas”, diz o prefeito.

LEIA TAMBÉM
Feira da Amizade recebe 50 mil pessoas
Outubro Rosa: prédios públicos ganham colorido

Evento no Clube dos Surdos: cultura à causa dos deficientes

Evento no Clube dos Surdos: cultura à causa dos deficientes

Como ação efetiva neste caminho, a Guarda Municipal contratou recentemente cinco pessoas surdas. É o programa “Inclusão do Surdo na Guarda Municipal de Jundiaí”, uma ação pioneira no Brasil que aproveita o sentido visual mais apurado dos surdos para aumentar a eficiência do setor de monitoramento e, consequentemente, ampliar o número de atendimentos de ocorrências pela GM.

A atenção às entidades que atuam com as pessoas deficientes também é grande. A Prefeitura adquiriu quatro vans adaptadas para fazer o transporte dos assistidos da Apae. Esse serviço será integrado a um outro projeto que deve ser anunciado nos próximos dias, voltado ao transporte adaptado – que já conta, também, com os ônibus com acessibilidade.

E a programação da coordenadoria, que tornou setembro intenso para o setor, foi bastante ampla e variada. Segundo Reinaldo Fernandes, a comemoração do Dia Nacional de Luta não poderia se resumir a uma única data, por isso a extensa programação, que rendeu aos deficientes uma exposição muito positiva no sentido da inclusão. “A luta deve ser todos os dias”, diz.

Adesão
Dentre os eventos realizados em setembro, Reinaldo cita alguns, como o apoio e a presença na Feira de Empregabilidade “Prazer em Conhecer Efetivando”, realizada pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Foram 150 deficientes que se apresentaram para as vagas. O balanço das contratações ainda será divulgado, mas a adesão foi além do esperado.

Dentro dessa linha de empregabilidade ainda, a coordenadoria conseguiu um espaço para debater dentro da Brasil Log, maior feira de tecnologia do Estado, que acontece neste mês no Parque Municipal Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva. “É um espaço de debates valioso, que pretendemos aproveitar ao máximo”, diz Júnior Nascimento, assessor da coordenadoria e intérprete oficial de linguagem de sinais da Prefeitura.

Também foi realizada em setembro a posse dos novos membros do Conselho da Pessoa Deficiente. “Pela primeira vez há diálogo entre o conselho e o poder público, numa parceria que só tende a render bons resultados”, avalia Reinaldo.

Dentre as ações socioculturais, foram realizados o “Banho Linguístico”, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, com a presença do secretário Tércio Marinho no Clube dos Surdos. A realização do “Curta Sensorial” estendeu a convidados de diversas áreas de atuação as dificuldades dos deficientes em participar da programação cultural da cidade. A partir do evento, já está sendo estudada a aquisição de uma cabine de áudio-descrição, para ser usada, inicialmente, em salas de espetáculos, como o Polytheama.

A coordenadoria apoiou e participou do 1º Seminário de Educação e Surdez realizado pela Ateal, assim como marcou presença também no Encontro Regional da Fraternidade Cristã de Deficientes. “E também fomos à Câmara, para falar sobre a história de luta e as conquistas recentes dos deficientes na cidade”, informa Reinaldo.

Para ele, o que deve prevalecer na luta dos deficientes é o protagonismo. “Ele tem que participar e se mostrar na sociedade, cobrando, lutando e buscando seu espaço”, conclui.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/07/coordenadoria-do-deficiente-faz-balanco-positivo-das-acoes-em-setembro/