Alunos da rede municipal conhecem megafauna brasileira

Publicada em 08/10/2014 às 17:23

Cerca de 70 alunos da escola municipal Professor Pedro Clarismundo Fornari, do bairro Rio Acima, conheceram a pré-história brasileira. Na manhã desta quarta-feira (8), foi aberta na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot o programa Megafauna – Encontros entre Arte e Ciência.

A iniciativa é desenvolvida pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (PROAC) e patrocinada pela empresa Eaton. Jundiaí foi uma das cidades escolhidas para receber a ação. Desenvolver a educação ambiental nas diferentes formas é uma das metas da administração Pedro Bigardi.

LEIA TAMBÉM
Debate do Instituto Federal de Jundiaí lota auditório

Semana da Criança tem teatro infantil no Polytheama

Alunos aprendem sobre a diversidade da espécies

Até sexta-feira (10), estudantes dos oitavos e nonos anos da rede municipal de educação, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja) poderão apreciar uma exposição que conta com réplicas de fósseis, participar de uma oficina de ilustrações e assistir a um vídeo produzido pelo pesquisador e cinegrafista subaquático, Tulio Schargel. O documentário mostra uma das mais surpreendentes expedições paleontológicas do Brasil, realizada no Poço Azul, na Chapada Diamantina (BA).

“A ideia é compartilhar essa fantástica experiência na Bahia, onde eu encontrei cerca de 4 mil ossos pertencentes a mais de 45 espécies da megafauna e um fóssil completo de um bicho preguiça gigante. Também é uma oportunidade para as pessoas conhecerem a diversidade de espécies animais que viverem no país a 10 mil anos atrás, após a extinção dos dinossauros”, conta Tulio, responsável pelo trabalho.

Na prática
Para a supervisora de educação ambiental da Secretaria de Educação, a iniciativa completa, na prática, o que os alunos aprendem em sala de aula. “É uma atividade bem ampla e que trabalha vários temas como a biologia dos bichos, as mudanças climáticas e a geografia do nordeste. Estamos felizes por temos sidos contemplados.”

Pesquisador e cinegrafista subaquático, Tulio Schargel

Mais de 600 alunos terão a oportunidade de conhecer o programa, já visto por 14 mil pessoas no Estado de São Paulo e premiado em vários países.

No sábado (11), a iniciativa será aberta ao público, às 9h, com entrada gratuita. A biblioteca fica no Complexo Argos, localizado na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens.

Roberta de Sá
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/08/alunos-da-rede-municipal-conhecem-megafauna-brasileira/
Leia mais sobre