Jundiaí é referência para o ABC na coleta de resíduos
Publicada em 08/10/2014 às 16:59O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, e o diretor Gilberto Valverde receberam representantes do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, no Paço Municipal. Formado pelos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, os representantes vieram conhecer o sistema de coleta de resíduos da construção civil, na manhã desta quarta-feira (8).
Aguinaldo Leite explicou que, no início de 2013, Jundiaí tinha 1.270 pontos de descarte irregular e apenas 20 caçambas chegavam ao Geresol (Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) para fazer o descarte.
Com o trabalho desenvolvido pela secretaria, o município tem agora apenas sete pontos de descarte irregular, já em mapeamento para serem ‘zerados’. Além disso, 350 caçambas descartam o material no Geresol para reciclagem, atualmente.
“É um material importante, que vem sendo reutilizado pela gente. Não compramos mais esse produto para obras de calçadas, guias, bancos e pavimento para asfalto, entre outras. Tudo vem do Geresol e isto gera uma economia muito grande para o município”, explicou.
Visita
O diretor Gilberto Valverde apresentou as ações da secretaria para reorganizar o setor, como o trabalho de rastreamento das caçambas.
Tiago Lima, representante da Prefeitura de Mauá, elogiou o trabalho desenvolvido em Jundiaí. “Vem dando certo e viemos conhecer de perto. O descarte irregular é um problema de todas as cidades”, explicou.
Após o encontro no Paço, os representantes do Consórcio foram conhecer o Geresol.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
-
16/06/2023
Jundiaí é destaque em penúltimo dia de Conexidades
-
15/05/2023
Programa Cidade Limpa tem início no vetor Oeste
-
07/05/2023
Revitalização do Centro avança com apoio de moradores e comerciantes
-
18/06/2022
Prefeitura realiza obras complementares de mobilidade na Av. Antonio Pincinato, a pedido de moradores