Museu leva exposição para escola e promove resgate histórico
Publicada em 08/10/2014 às 18:28Professores da Emeb Marcos Gasparian participaram de uma formação educacional, ministrada pelo núcleo pedagógico do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí ‘Solar do Barão’. Neste encontro, realizado nesta quarta-feira (8), o objeto foi debater e estudar a exposição ‘Fontes e Bebedouros’, montada na escola.
A proposta desta formação é que os professores repassem aos alunos os conhecimentos adquiridos no encontro. “Nesta visita demos enfoque à exposição Fontes e Bebedouros, uma mostra itinerante que hoje está montada na escola Marcos Gasparian, mas que já passou pelas escolas dos bairros Bom Jardim e Jardim Novo Horizonte”, informou o historiador e educador do museu, Alexandre Oliveira.
LEIA TAMBÉM
Crianças aprendem brincando no Jardim Martins
Alunos da rede municipal conhecem megafauna brasileira
Debate do Instituto Federal de Jundiaí lota auditório
A mostra apresenta uma coletânea de fotos de bebedouros e fontes que ficavam em locais bem conhecidos da cidade, como as praças Governador Pedro de Toledo, no Centro, e Domingos Anastasio. Elas serviam de parada para os moradores que usavam veículos de tração animal.
As fotos despertaram memórias nos professores, que promoveram debates sobre a atual paisagem de Jundiaí. “O mais importante é poder mostrar essa parte da história da cidade para as crianças, que não puderam conhecer estes espaços”, disse a diretora da escola, Conceição Pontes.
“O papel do museu é disparar memórias. As pessoas que já conhecem relembram e aquelas que não conhecem fazem essa descoberta. O mais interessante desta ação é a troca de experiências para ambos os lados: do professor e do aluno”, destaca a socióloga e educadora do museu, Creusa Claudino.
Os professores aprovaram a iniciativa. “É uma ótima ação. Passamos por um momento de reflexão sobre como Jundiaí era antes, muitos detalhes históricos podem ser vistos nestas fotos”, salientou a professora Eliana Zochette.
Fontes e Bebedouros
A exposição itinerante já foi vista no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí ‘Solar do Barão’ e a estrutura está sendo levada às escolas. “Este formato de exposição é muito positivo. Antes as mostras aconteciam no museu e, depois do período de visitação, eram guardadas nos arquivos. Com a exposição ‘Fontes e Bebedouros’, começamos a mudar isto. Os painéis agora são montados em qualquer lugar, garantindo o acesso da população à exposição”, destacou Alexandre.
Assessoria de Imprensa
Fotos internas: Fotógrafo PMJ
Foto capa: Maurício Ferreira (Sebo Jundiaí)
-
28/12/2024
Em oito anos, Educação de Jundiaí recebe R$ 45 milhões em investimentos
-
25/12/2024
Investimentos em tecnologia potencializam serviços e agilizam a vida do cidadão
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi