Museu leva exposição para escola e promove resgate histórico

Publicada em 08/10/2014 às 18:28

Professores da Emeb Marcos Gasparian participaram de uma formação educacional, ministrada pelo núcleo pedagógico do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí ‘Solar do Barão’. Neste encontro, realizado nesta quarta-feira (8), o objeto foi debater e estudar a exposição ‘Fontes e Bebedouros’, montada na escola.

A proposta desta formação é que os professores repassem aos alunos os conhecimentos adquiridos no encontro. “Nesta visita demos enfoque à exposição Fontes e Bebedouros, uma mostra itinerante que hoje está montada na escola Marcos Gasparian, mas que já passou pelas escolas dos bairros Bom Jardim e Jardim Novo Horizonte”, informou o historiador e educador do museu, Alexandre Oliveira.

LEIA TAMBÉM
Crianças aprendem brincando no Jardim Martins
Alunos da rede municipal conhecem megafauna brasileira

Debate do Instituto Federal de Jundiaí lota auditório

Exposição foi montada na Emeb Marcos Gasparian

A mostra apresenta uma coletânea de fotos de bebedouros e fontes que ficavam em locais bem conhecidos da cidade, como as praças Governador Pedro de Toledo, no Centro, e Domingos Anastasio. Elas serviam de parada para os moradores que usavam veículos de tração animal.

As fotos despertaram memórias nos professores, que promoveram debates sobre a atual paisagem de Jundiaí. “O mais importante é poder mostrar essa parte da história da cidade para as crianças, que não puderam conhecer estes espaços”, disse a diretora da escola, Conceição Pontes.

“O papel do museu é disparar memórias. As pessoas que já conhecem relembram e aquelas que não conhecem fazem essa descoberta. O mais interessante desta ação é a troca de experiências para ambos os lados: do professor e do aluno”, destaca a socióloga e educadora do museu, Creusa Claudino.

Os professores aprovaram a iniciativa. “É uma ótima ação. Passamos por um momento de reflexão sobre como Jundiaí era antes, muitos detalhes históricos podem ser vistos nestas fotos”, salientou a professora Eliana Zochette.

Professores participaram da formação

Fontes e Bebedouros
A exposição itinerante já foi vista no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí ‘Solar do Barão’ e a estrutura está sendo levada às escolas. “Este formato de exposição é muito positivo. Antes as mostras aconteciam no museu e, depois do período de visitação, eram guardadas nos arquivos. Com a exposição ‘Fontes e Bebedouros’, começamos a mudar isto. Os painéis agora são montados em qualquer lugar, garantindo o acesso da população à exposição”, destacou Alexandre.

Assessoria de Imprensa
Fotos internas: Fotógrafo PMJ

Foto capa: Maurício Ferreira (Sebo Jundiaí)


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/08/museu-leva-exposicao-para-escola-e-promove-resgate-historico/
Leia mais sobre