Defesa Civil alerta para queimadas em época de estiagem

Publicada em 09/10/2014 às 17:54

A Defesa Civil de Jundiaí alerta a população neste período de estiagem, quando o risco de incêndios aumenta. O coordenador da Defesa Civil, coronel Eduardo Luiz Carbonari, afirma que caso haja uma situação dessa, mesmo de pequenos focos, a população deve comunicar imediatamente os órgãos de segurança.

Muitas vezes o fogo começa rasteiro e depois se alastra, atingindo animais e grande parte de reservas. A colaboração da população é fundamental, por isso as pessoas que tiverem dúvidas ou souberem de incêndios devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199. Estamos 24 horas de plantão”, explica o coronel.

LEIA TAMBÉM
Ônibus movido a biometano é tema de encontro

192 toneladas de entulho são recolhidas no Novo Horizonte

Carbonari: “A colaboração é fundamental”

Para evitar queimadas em terrenos – que causam transtornos à população e são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente – a Defesa Civil lembra que algumas ações preventivas devem ser realizadas. Práticas como queima de lixo e colocar fogo em terrenos, ao invés da limpeza, são ações perigosas.

Além da Defesa Civil, as pessoas podem entrar com contato com o Corpo de Bombeiros (193). A equipe da Secretaria de Serviços Públicos também está em alerta caso precise auxiliar.

Orientações para evitar incêndios e queimadas:

Evite jogar cigarros ou fósforos acesos às margens das rodovias, especialmente de carros em movimento;
– Balões podem provocar acidentes aeronáuticos, incêndios florestais e são um perigo para refinarias e indústrias químicas. Além disso, soltar balão é crime previsto pela Lei 9.605/98;
– Evite acender fogueiras;
– Evite qualquer tipo de queimadas;
– Quando a queimada for necessária para fins agrícolas (cana e algodão, regulamentada por lei) avise seus vizinhos e a Polícia Ambiental, com dois dias de antecedência;
– Não faça queimadas próximo à rede elétrica;
– Nunca faça queimadas em dias quentes, secos ou com ventos fortes;
– Informe quando houver fumaça, para o fogo ser combatido.

Assessoria de Imprensa
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/09/defesa-civil-alerta-para-queimadas-em-epoca-de-estiagem/
Leia mais sobre