Desafios cumpridos marcam o Dia dos Professores

Publicada em 14/10/2014 às 16:53

A Prefeitura de Jundiaí comemora nesta quarta-feira (15) o dia dos responsáveis em abrir as portas do conhecimento para crianças, jovens e adultos: os professores. Na cidade, são mais de 2.240 docentes atuando nas 110 escolas da rede municipal de ensino, no CMEJA (Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos), no Centro de Línguas Antonio Houaiss e Complexo Argos.

“Os professores são, depois dos pais, as pessoas mais próximas das crianças durante a semana. Neste dia, só temos a agradecer o empenho de cada um que atua nas nossas escolas. Também parabenizamos aqueles que se dedicam aos jovens e adultos. Volto a dizer que a qualidade da nossa educação se deve ao trabalho dos nossos educadores”, comenta Durval Orlato, vice-prefeito e secretário de Educação.

LEIA TAMBÉM
O Blog da Educação
Semana da Língua Italiana tem programação gratuita

Alunos da rede municipal vão para 2ª fase da Olimpíada da Astra
Centro de Línguas realiza Semana de Cultura e Língua Estrangeiras

Professores recebem benefícios: valorização da categoria

Desde que assumiu, em 2013, uma das metas do prefeito Pedro Bigardi é a oferta de melhores condições para elevar a qualidade da educação em Jundiaí e a valorização da categoria. Isso tem sido cumprido à risca pela Secretaria de Educação.

Já no primeiro semestre do ano passado, a pasta implantou o 1/3 extraclasse, conforme Lei do Piso dos Professores, que não vinha sendo praticada e nem havia previsão para a implantação. “Era um desafio, mas nos comprometemos e cumprimos. Hoje, o docente trabalha 20 horas com o aluno e nas outras 10 horas participa de capacitações, hora de estudo e tem tempo livre para preparar aulas, corrigir provas e trabalhos. É o merecido reconhecimento do que ele faz fora da sala de aula”, destaca o secretário.

Outra grande conquista foi anunciada em maio deste ano. Atendendo a um pedido antigo, os professores estaduais municipalizados há 18 anos em Jundiaí receberam um adicional na gratificação, que igualou o salário de todos os profissionais da Educação no município.

Aproximação
Tendência deste governo, a proximidade com as pessoas também ocorreu com a categoria. Além da Secretaria de Educação estar com as portas sempre abertas, o secretário lançou o programa ‘Papo Escola Educação’.

A cada três meses, Durval Orlato e equipe participam de encontros com 500 representantes dos servidores da pasta, eleitos nas escolas, para trocar informações e experiências, a fim de aperfeiçoar o sistema. Um dia é voltado aos professores, exclusivamente.

Atualização
A Secretaria de Educação também oferece oportunidades de formação aos docentes, com capacitações, palestras, mesa-redonda, workshops e simpósios. “Também distribuímos, pela primeira vez, kit de uniforme escolar para acabar com as diferenças sociais dentro das escolas e material escolar de boa qualidade para todos os alunos da rede municipal. Todos esses investimentos refletem no trabalho do professor em sala de aula e na motivação do aluno e dos familiares”, ressalta Orlato.

Resultados
O resultado das melhorias e investimentos diariamente aparecem nas palavras de gratidão dos pais, no olhar de cada aluno, seja um bebê ou adulto que consegue escrever as primeiras letras, além das conquistas obtidas pela cidade em renomadas avaliações. Recentemente, o MEC (Ministério da Educação) divulgou que Jundiaí obteve média maior que a do país no IDEB (Indice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Em 2013, o município alcançou nota 6,7 referente aos anos iniciais (5º ano) do Ensino Fundamental. O resultado foi superior ao obtido em 2011, quando a cidade alcançou 6,3. A média de Jundiaí foi maior do que a do país, que teve nota 4,9. Nos anos finais (9º ano), a nota obtida por Jundiaí em 2013 foi 4,7, também superior aos 4,3 de 2011. No caso de Brasil, o índice foi 4.

“Isso mostra como a capacitação e preparação dos professores é importante.Estamos no caminho certo.”

Roberta de Sá
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/14/desafios-cumpridos-marcam-o-dia-dos-professores/
Leia mais sobre