Orquestra Municipal atrai jovens a concertos didáticos no Polytheama

Publicada em 17/10/2014 às 16:07

A Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) apresentou os Concertos Didáticos, em duas sessões, na tarde de quinta-feira (16), no Teatro Polytheama. Entre uma música e outra, a regente e diretora artística da OMJ, a maestrina Cláudia Feres, explicou como funciona uma orquestra, o que faz cada um dos componentes, qual o papel de cada instrumento e comentou obras de compositores como Mozart, Bach e Vivaldi.

Segundo Cláudia, a apresentação teve como objetivo aproximar a plateia da música clássica. “A ideia é desmistificar alguns conceitos que ainda existem sobre a orquestra. A música clássica pode e deve ser acessível a todos”, continua a maestrina.

LEIA TAMBÉM
Complexo Fepasa terá o maior acervo da América Latina
Semana de Cultura e Língua Estrangeira começa segunda (20)

Claudia Feres explica como funciona uma orquestra

Claudia Feres explica como funciona uma orquestra

A apresentação agradou a plateia, formada principalmente por jovens estudantes de música, como Ana Vitória Mendes de Almeida, de 14 anos, que toca violoncelo. “Já assisti a outros concertos didáticos, mas esse foi perfeito, da escolha das músicas às explicações da regente. E o final foi demais com rock.”

A estudante Inaê Guedes, de 14, toca violino e foi pega de surpresa ao ser chamada ao palco para se apresentar junto com a orquestra. “É a primeira vez que assisti e participei de um concerto didático, foi muito legal. Não esperava ser chamada para tocar com a orquestra, foi uma experiência diferente. Achei muito bacana este tipo de concerto, pois aproxima as pessoas da música clássica.”

O repertório inclui compositores famosos, como Vivaldi, Mozart, Bach e foi finalizado com rock. “Para mostrar que somos uma orquestra flexível, finalizamos em ritmo de rock com uma música da banda Panteras, com um arranjo feito especialmente para a OMJ”, comentou a regente.

A última apresentação da temporada 2014 da OMJ ocorre dia 12 de dezembro, às 20h, no Teatro Polytheama, em comemoração ao aniversário do teatro, com o concerto “É Samba!”, com a participação da escola de samba Arco-Íris, campeã do Carnaval 2014 de Jundiaí.

Viviane Rodrigues
Foto: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/17/orquestra-municipal-atrai-jovens-a-concertos-didaticos/
Leia mais sobre ,