Outubro Rosa: Caminhadas nos bairros marcam conscientização

Publicada em 17/10/2014 às 17:47

Duas caminhadas marcaram a programação da campanha Outubro Rosa nas unidades de saúde dos bairros, nesta sexta-feira (17). No Jardim Santa Gertrudes, a UBS (Unidade Básica de Saúde) e a ESF (Estratégia de Saúde da Família) promoveram a 1ª Caminhada Rosa Pela Vida nas ruas do bairro. O evento contou com a participação de cerca de 80 mulheres e foi coordenado pelas enfermeiras Neide Aparecida de Sousa, Karen Verônica Bunsas e Eliane da Silva Castro, com apoio das equipes de enfermagem, dos agentes comunitários e de funcionários das unidades.

A atividade com alongamento inicial, teve apoio dos agentes de trânsito da Secretaria de Transportes. Após a caminhada, o grupo participou de uma palestra sobre câncer de mama. A enfermeira Neide falou sobre os sinais e sintomas da doença, fatores de risco, estatísticas e prevenção, destacando a importância do autoexame e da realização do exame de mamografia anualmente.

MAIS OUTUBRO ROSA
Caminhada Rosa será neste domingo (19), às 08h30

Centro de Jundiaí fica repleto de bexigas rosas

No Tulipas, grupo seguiu até o Jardim Botânico do bairro

Tulipas
No Jardim Tulipas, uma caminhada também coloriu de rosa as ruas do bairro na manhã desta sexta-feira (17). Cerca de 100 pessoas participaram da atividade, que começou na igreja católica e seguiu até o Parque Botânico Tulipas. Depois da caminhada, o grupo participou de uma aula de Zumba e assistiu a um vídeo sobre câncer de mama.

Mas o momento mais emocionante foi o encerramento da atividade. A paciente Neuza Maria do Nascimento Mantovani deu um depoimento emocionado, contando um pouco da história na luta para se curar do câncer de mama.

Ela contou que demorou para procurar um médico e, por isso, descobriu a doença já em estado avançado. No início, disse, foi muito difícil aceitar. “Quando recebi o diagnóstico não contei para ninguém. Mas agora já estou conseguindo lidar melhor com a doença.”

Neuza fez a mastectomia (retirada da mama) e continua em tratamento. Para todas as mulheres, ela deixou um recado: “Não façam como eu. Não demorem para procurar um médico e façam os exames.”

Caminhada no Santa Gertrudes coloriu as ruas

Zumba
As UBSs Comercial e Maringá também promoveram uma atividade em conjunto nesta sexta-feira. Um grupo de pacientes das duas unidades participaram de uma aula especial de Zumba. Depois da aula, foi sorteada uma camiseta especial entre as participantes.

Na UBS Anhangabaú, os pacientes assistiram a uma apresentação do coral das crianças da Escola Rotary, atividade também em alusão ao Outubro Rosa.

A sexta-feira também foi agitada na ESF Vila Esperança, que promoveu palestra sobre o câncer de mama e sorteio de brindes para as participantes.

Niza Souza
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/17/outubro-rosa-caminhadas-nos-bairros-marcam-conscientizacao/