Prefeito faz sobrevoo e define mais ações para proteção da Serra

Publicada em 19/10/2014 às 19:52

O prefeito Pedro Bigardi realizou um sobrevoo pela Serra do Japi neste domingo (19). O objetivo foi afinar mais ações necessárias para conter os danos causados pela onda de incêndios de outubro. A análise principal é de que o estado de alerta continua exigindo ações como o monitoramento permanente, além da integração da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

Pudemos ver que a principal unidade de conservação, a Rebio (Reserva Biológica Municipal) está intacta assim como a maior parte da área tombada. Mas há estragos no restante da Serra do Japi, principalmente em Cabreúva, Cajamar e Pirapora”, afirmou Pedro Bigardi, no retorno da ação.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí combate ‘tempestade de fogo’ na Serra
Prefeitura envolve empresas e moradores pela Serra

Cuidar da natureza é o foco principal em casos de fogo na Serra

Pedro Bigardi durante voo: alerta para evitar danos à reserva

Entre as medidas emergenciais, o prefeito determinou apoio imediato ao trabalho de resgate de animais silvestres da ONG Mata Ciliar (que está com a renovação de convênio já em tramitação), a continuidade das ações de monitoramento na serra pela Divisão Florestal da Guarda Municipal e a continuidade da organização de apoios voluntários da sociedade e da iniciativa privada pela Defesa Civil.

Participaram da vistoria aérea o comandante da Guarda, José Roberto Ferraz, o secretário da Casa Civil, José Carlos Pires, e o coordenador adjunto da Defesa Civil, Fernando Sálvia.

Fumaça em foco na área pertencente a Cabreúva

De acordo com o prefeito, os contatos estão sendo feitos com os prefeitos de Cabreúva, Cajamar e Pirapora para reestruturar a ação regional de emergências na Serra do Japi. “O caso de Cabreúva é muito grave”, afirmou.

Área rural
O uso do monitoramento aéreo também foi adotado quinta-feira (16) pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo para um balanço da situação nas zonas rurais do município.

Para o prefeito, além de todas as medidas de prevenção e combate, existe algo essencial. “Precisamos de chuva agora, tanto pelo estado das reservas de água quanto pela situação de risco de incêndios. Os homens e mulheres, seja na Prefeitura, nos Bombeiros ou nos outros serviços que trabalham com isso, estão exaustos”, afirmou.

Por outro lado, a conservação da natureza e propriedades rurais dependem também da consciência das pessoas. Um pequeno balão pode causar danos irreparáveis e pelo menos dois deles foram registrados neste fim de semana em Jundiaí.

José Arnaldo de Olilveira
Foto: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/19/prefeito-faz-sobrevoo-e-define-mais-acoes-para-protecao-da-serra/