Sabores de Jundiaí comemora resultados e discute nova edição

Publicada em 22/10/2014 às 17:36

O 2º Festival Gastronômico Sabores de Jundiaí, organizado durante 45 dias entre os meses de agosto e setembro pela Prefeitura de Jundiaí, teve resultados expressivos e já tem em pauta os detalhes de sua terceira edição, em 2015.

Os números finais da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo são de crescimento de 43% em relação a primeira edição, com mais de 10 mil pratos comercializados nos 47 estabelecimentos participantes, entrega de todos os 600 copos do 1º kit (ilustrados com atrações da cidade) e de 400 copos do 2º kit (com o mínimo de 12 carimbos de consumo).

LEIA TAMBÉM
Jundiaí classifica pratos no Festival Gastronômico Estadual

No portal eletrônico do festival, foram 39.831 acessos durante o evento. Na página na rede social do Facebook, a média foi de 108 mil pessoas atingidas durante o mesmo período de 45 dias. E o novo sistema implantado nessa edição, usando a rede social Instagram, teve 1.083 publicações de visitantes do evento com fotografias de pratos.

Esses números fazem parte da avaliação do festival, apresentada aos estabelecimentos participantes. O investimento direto ficou em torno de R$ 250 mil, nos aspectos de mídia e apresentação, e teve o objetivo de promover a gastronomia como elemento turístico da cidade para moradores e visitantes.

Entre as ações envolvidas estiveram as inserções comerciais em emissoras de TV, o uso de mídia “indoor” (mais de 700 inserções), o uso de mídia “outdoor” (com 10 painéis e 20 ônibus), 50 mil panfletos, 5 mil cartazes, banners em pontos estratégicos e anúncios em nove jornais da região, além de displays nos estabelecimentos.

Entre as sugestões recebidas dos participantes estão o uso de preços promocionais, o aumento de divulgação antecipada, o estudo de novos brindes, o aumento de duração do festival, a presença de duas opções de pratos em cada estabelecimento (sempre com temas históricos da cidade) e ampliação do circuito.

Além dos números de satisfação nas pesquisas com o público (99%), o festival também se mostrou um ponto de encontro de pessoas. Os dados apontam que apenas 15% dos visitantes do festival seguiram sozinhos para o local escolhido, outros 46% foram em duas pessoas e o restante (49%) esteve em três ou mais.

Entre as inovações deste ano esteve o lançamento antecipado, em 9 de junho, e a abertura realizada de forma inédita na Fundação Cintra Gordinho, com degustação de alguns pratos preparados por alunos de gastronomia do Senac Jundiaí.

Edição de 2015 já está nas pautas

Edição de 2015 já está nas pautas

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/22/sabores-de-jundiai-comemora-resultados-e-discute-nova-edicao/