Prefeitura e Corpo de Bombeiros discutem Plano de Segurança

Publicada em 23/10/2014 às 12:52

O secretário da Casa Civil, José Carlos Pires, e o comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, José Roberto Ferraz, estiveram quarta-feira (22) na sede do 19º Grupamento do Corpo de Bombeiros. O objetivo foi conferir o ponto de monitoramento da GM recém-instalado na unidade.

Recepcionados pelo tenente-coronel Luiz Rubens, comandante do grupamento, e pelo major Eduardo Tavares, eles trocaram informações e traçaram planos para atuação integrada, principalmente na continuidade ao combate de incêndios na Serra do Japi e a prevenção para a possibilidade de enchentes nos próximos meses.

Comandantes da GM e do 19º GB com o secretário: Serra na tela

Sobre a Serra do Japi, Ferraz explicou que três novas câmeras de monitoramento serão instaladas naquela região. “Isso permitirá que tanto os guardas municipais quanto os bombeiros monitorem os focos de incêndio”.

José Carlos Pires disse que em breve vai encaminhar para o GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal) um esboço para o Plano Municipal de Segurança Pública. O gabinete é um órgão da Prefeitura de Jundiaí que reúne as principais forças de segurança da cidade e define ações em conjunto para o cuidado com a população.

“Estamos estudando as áreas de vulnerabilidade em Jundiaí. Faremos um plano com as polícias Militar e Civil, além da GM, para os trabalhos de repressão, investigação e prevenção, respectivamente. Contaremos ainda com os apoios da Defesa Civil e da Secretaria de Serviços Públicos.”

Para o secretário, o intuito é fazer com que a população ocupe os espaços públicos da cidade.

Ajuda digital
O comandante do 19º Grupamento de Bombeiros mostrou em seguida o novo ponto de monitoramento instalado na unidade.”Vamos acompanhar em tempo real com a GM as imagens da cidade e da Serra do Japi” afirmou.

Integração entre Prefeitura e bombeiros

O tenente-coronel Luiz Rubens disse ainda que os bombeiros de Jundiaí têm se desdobrado para atender a demanda. “São 28 municípios na região sob nossa responsabilidade. Por isso é importante contar com a Guarda Municipal de Jundiaí no combate aos incêndios na Serra”.

As imagens geradas pelas câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) da GM são enviadas diretamente para o Corpo de Bombeiros.

Luciano Guerino
Foto: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/23/prefeitura-e-corpo-de-bombeiros-discutem-plano-de-seguranca/
Leia mais sobre ,