GM ganha novas viaturas, motos e micro-ônibus

Publicada em 28/10/2014 às 15:42

O prefeito Pedro Bigardi apresentou as novas viaturas da Guarda Municipal de Jundiaí para o trabalho no programa “Crack é Possível Vencer”, ação de combate e prevenção às drogas criado pelo Governo Federal. A apresentação foi realizada na manhã desta terça-feira (28), na praça Governador Pedro de Toledo, no Centro. Na ocasião, o público também conheceu a van utilizada pela equipe do Consultório de Rua – também integrante do programa nacional.

Para o prefeito, o combate e a prevenção às drogas têm de ser um esforço coletivo, uma vez que é um dos grandes problemas da sociedade nos dias de hoje. “Esse programa do Governo Federal nos permite essa ação integrada para o trabalho de recuperação do ser humano, da vida”, afirmou.

CONFIRA AS FOTOS DA ENTREGA DAS NOVAS VIATURAS

LEIA TAMBÉM
Prefeito entrega ampliação da UBS Novo Horizonte

Família Acolhedora: oportunidade para crianças e adolescentes
Jundiaí segue exemplos da ONU no combate às drogas

Prefeito conhece estrutura do micro-ônibus: reforço

Bigardi destacou também a importância de envolver todas as secretarias para que a pessoa que está no processo de recuperação consiga ter acesso aos estudos e mercado de trabalho, por exemplo. Somente desta forma ela terá de volta uma vida digna.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, as viaturas vão auxiliar na melhoria do trabalho que já vem sendo executado. “Temos uma integração muito eficaz com as polícias Civil e Militar e, se necessário, temos como pedir apoio a outras forças”, disse. Ferraz explicou que a base móvel vai contribuir para se ter uma ideia mais apurada das pessoas em situação de rua do município.

Para a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), Rita de Cássia Marchiore, a entrega desses veículos representa mais um passo no aperfeiçoamento da política pública para essa parcela da sociedade. “Essa é a prova de que Jundiaí não fica parada no combate contra as drogas”, destacou.

Reforço
Os equipamentos vão reforçar o trabalho que é executado no município e intensificar as ações de identificação da pessoa em situação de rua, usuários de álcool e outras drogas e até mesmo de pontos de tráfico.

A Guarda Municipal contará com dois veículos Sedam Voyage, duas motocicletas Honda XRE 300 e um micro-ônibus composto por câmeras fixas, que funcionará como Base de Monitoramento Móvel percorrendo os principais bairros da cidade.

Participaram na solenidade os secretários José Carlos Pires (Casa Civil), Mary Marinho (Recursos Humanos) e Cristiano Lopes (Esportes e Lazer), o diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Monaco, e o diretor-presidente do Instituto de Previdência de Jundiaí (Iprejun), Eudis Urbano dos Santos.

O presidente da Câmara Municipal, Gerson Sartori, e os vereadores Marilena Negro, José Adair, Márcio Pentecostes de Souza e Antonio Carlos Pereira Neto representaram o poder Legislativo.

Pedro Bigardi: “Trabalho integrado”

O programa
‘Crack, é Possível Vencer’ é um programa que reúne um conjunto de ações do Governo Federal para enfrentar os problemas relacionados ao uso do crack e de outras drogas. As ações estão estruturadas em três eixos: Cuidado, Autoridade e Prevenção.

O primeiro inclui ampliação e qualificação da rede de atenção à saúde voltada aos usuários. Desde o dia 24 de fevereiro de 2014, o Consultório de Rua atua no município com equipes da Secretaria de Saúde. A abordagem é feita após um estudo do território envolvendo a rede de atendimento psicossocial e aspectos estratégicos como contexto do uso, fatores de risco e segurança.

Posteriormente são realizadas estratégias para formação de vínculos, identificação da demanda, elaboração de ações para redução de danos, atendimento médico e de enfermagem e encaminhamentos. O Consultório de Rua já realizou 5.122 atendimentos até outubro de 2014.

Os encaminhamentos foram para consultas ginecológica; clínica; consulta psiquiátrica; atendimento odontológico; intervenção social; atendimento em Caps, Ambulatório de Moléstias Infecciosas; atendimento em hospital e no Centro de Testagem e Aconselhamento.

A equipe de Abordagem Social da Semads classifica o encaminhamento do usuário para o Centro Pop ou Consultório de Rua e/ou acolhimento institucional. A equipe atua em locais de maior incidência da população em situação de rua, além de atender as demandas apontadas pela comunidade por meio de chamados por telefone.

No eixo Autoridade, o foco é a integração de inteligência e cooperação entre polícias e a revitalização dos espaços envolvidos. Quarenta guardas municipais participaram de capacitações e a corporação recebeu armas não letais para o trabalho. E agora é contemplada com os veículos.

O eixo Prevenção abrange ações nas escolas, nas comunidades e de comunicação com a população.

Kadija Rodrigues
Foto: Paulo Grégio

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/28/gm-ganha-novas-viaturas-motos-e-micro-onibus/