Conselho discute o desperdício de alimentos

Publicada em 29/10/2014 às 18:46

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean) está debatendo subsídios para novas políticas públicas a serem adotadas pelo prefeito Pedro Bigardi a partir do próximo ano. Entre os objetivos do colegiado, que reúne diversos setores de governo e também da sociedade civil, estão o apoio à produção local de alimentos, ao acesso de toda a comunidade a produtos de qualidade e ao combate ao desperdício de alimentos.

“Estamos em uma fase de intensa discussão sobre esses temas, que fazem parte de uma visão cooperativa entre os setores envolvidos”, explica o atual presidente do conselho, Paulo de Tarso Hebling Meira, representando a Secretaria de Assistência Social (Semads).

Reunião do conselho: segurança alimentar na agenda da cidade

Em reunião específica nesta quarta-feira (29), o conselho contava também com representantes da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, da Secretaria de Educação, da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e, pela comunidade, da Central de Abastecimento de Jundiaí (Ceaj).

“Temos muitas pessoas e grupos em nossa cidade que estão atentas a essas questões da produção ou mesmo de uma forma segura de aproveitar alimentos ainda em boas condições. O debate busca referências para avançarmos”, comentou o agrônomo Sérgio Pompermayer, da Agricultura. Entre essas experiências de outros locais, como a proposta do banco de alimentos, o conselho espera avançar com os estudos de subsídios a políticas.

De acordo com Maurício Ruzza Romanatto, representante da Secretaria de Educação, as experiências de setores educacionais, sociais, técnicos e de saúde podem ser utilizadas dentro de uma ação não apenas alimentar mas nutricional. “O conselho está articulando esse diálogo de todos os setores”, explicou.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/29/conselho-discute-o-desperdicio-de-alimentos/