Estiagem força Prefeitura a suspender visitas na Serra

Publicada em 29/10/2014 às 19:08

O uso das trilhas monitoradas da Reserva Biológica Municipal (Rebio) na Serra do Japi foi suspenso temporariamente pela Prefeitura de Jundiaí até o retorno das chuvas. De acordo com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, responsável pelo programa “Nossa Serra”, a atual anormalidade climática oferece diversos riscos não apenas para o meio ambiente, mas também às pessoas.

Entre os fatores de risco estão a intensidade de emergências que exigem a presença da Divisão Florestal da Guarda Municipal e a atenção aos focos de incêndio. Por outro lado, a baixa umidade do ar é motivo de alertas da Defesa Civil para que as atividades físicas sejam evitadas.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí leva seu ‘cerrado’ a congresso de botânica

Projeto Ponte Torta vai gravar depoimento de moradores

Suspensão visa integridade da serra e das pessoas

O próprio ambiente, mais seco pela longa estiagem de 2014, apresenta mais condições para o surgimento de ofídeos (como cobras), afetados pela baixa oferta de alimento formado pelas presas naturais.

Considerada um “hotspot” da biodiversidade pelos maiores especialistas brasileiros, a Serra do Japi recebe esforços conjuntos de defesa tanto por parte da Prefeitura (Planejamento e Meio Ambiente, Guarda Municipal, Defesa Civil e Serviços Públicos) quanto pelos órgãos de segurança (Corpo de Bombeiros e Polícia Militar).

O programa de visitação monitorada terá o retorno comunicado à população por meio da imprensa e dos canais diretos da Prefeitura (internet e mídias sociais).

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/29/estiagem-forca-prefeitura-a-suspender-visitas-na-serra/