Prefeito recebe visita do cônsul-geral da Itália em São Paulo
Publicada em 29/10/2014 às 15:23O prefeito Pedro Bigardi recebeu o cônsul-geral da Itália em São Paulo, Michele Pala, no gabinete do Paço Municipal. O encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira (29) e faz parte de uma série de visitas que o diplomata faz à região, com objetivo de destacar a importância do ensino do idioma e da cultura italianas, além de manter o relacionamento estreito com uma das maiores colônias italianas do País. Há apenas três meses no cargo, Pala incluiu Jundiaí em um de seus primeiros roteiros fora de São Paulo.
O vice-cônsul honorário da Itália em Jundiaí, Antonio Cordone, também acompanhava a comitiva. O bate-papo teve a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Marcelo Cereser, do secretário de Agricultura, Marcos Brunholi, e do diretor-presidente da Escola de Governo, Marcelo Lo Monaco.
Na conversa, Pedro Bigardi ressaltou os atrativos de Jundiaí que despertam o interesse para que novas empresas procurem a cidade. “O município tem localização privilegiada para escoamento da produção local, além de uma infraestrutura que vem sendo mantida e ampliada”, disse, mostrando ao cônsul a vistosa paisagem de parte da cidade do 8º andar do Paço Municipal.
Pala disse que mais de mil empresas italianas estão hoje instaladas no Brasil. “Ouvi falar muito e muito bem de Jundiaí”, disse, salientando que a tradição agrícola do município tem tudo a ver com o tema da Expo Milão 2015, evento que ocorre de maio a outubro em Milão, na Itália, com o tema “Nutrir o planeta, energia para a vida”.
O secretário Marcelo Cereser explicou o conceito do Centro de Inovação Tecnológica, e como o projeto vem sendo levado a cabo em Jundiaí, com previsão de entrega para novembro de 2016. “Vai incentivar muito a economia local, gerar conhecimento, pesquisa, inovação, mão de obra qualificada e devolver mais qualidade de vida à comunidade”, disse o secretário.
Outro ponto abordado foi a viabilidade de inclusão do idioma italiano na grade curricular das escolas da rede municipal e o bom trabalho desenvolvido pelo Centro de Línguas na difusão do idioma e da cultura do país europeu. “Jundiaí, de cara, é diferenciada por manter um vice-consulado italiano, o que nos aproxima muito”, finalizou Pala.
Thiago Secco
Foto: Alessandro Rosman
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
10/05/2024
Prefeito destaca economia forte de Jundiaí na abertura da Feira de Panificação
-
10/05/2024
Parque da Cidade recebe 900 alunas da ginástica para comemorar Dia das Mães
-
24/04/2024
Jundiaí assina acordo de cooperação com a cidade de Lanxi