Prefeito recebe visita do cônsul-geral da Itália em São Paulo

Publicada em 29/10/2014 às 15:23

O prefeito Pedro Bigardi recebeu o cônsul-geral da Itália em São Paulo, Michele Pala, no gabinete do Paço Municipal. O encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira (29) e faz parte de uma série de visitas que o diplomata faz à região, com objetivo de destacar a importância do ensino do idioma e da cultura italianas, além de manter o relacionamento estreito com uma das maiores colônias italianas do País. Há apenas três meses no cargo, Pala incluiu Jundiaí em um de seus primeiros roteiros fora de São Paulo.

O vice-cônsul honorário da Itália em Jundiaí, Antonio Cordone, também acompanhava a comitiva. O bate-papo teve a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Marcelo Cereser, do secretário de Agricultura, Marcos Brunholi, e do diretor-presidente da Escola de Governo, Marcelo Lo Monaco.

Prefeito recebeu grupo em seu gabinete

Na conversa, Pedro Bigardi ressaltou os atrativos de Jundiaí que despertam o interesse para que novas empresas procurem a cidade. “O município tem localização privilegiada para escoamento da produção local, além de uma infraestrutura que vem sendo mantida e ampliada”, disse, mostrando ao cônsul a vistosa paisagem de parte da cidade do 8º andar do Paço Municipal.

Pala disse que mais de mil empresas italianas estão hoje instaladas no Brasil. “Ouvi falar muito e muito bem de Jundiaí”, disse, salientando que a tradição agrícola do município tem tudo a ver com o tema da Expo Milão 2015, evento que ocorre de maio a outubro em Milão, na Itália, com o tema “Nutrir o planeta, energia para a vida”.

O secretário Marcelo Cereser explicou o conceito do Centro de Inovação Tecnológica, e como o projeto vem sendo levado a cabo em Jundiaí, com previsão de entrega para novembro de 2016. “Vai incentivar muito a economia local, gerar conhecimento, pesquisa, inovação, mão de obra qualificada e devolver mais qualidade de vida à comunidade”, disse o secretário.

Outro ponto abordado foi a viabilidade de inclusão do idioma italiano na grade curricular das escolas da rede municipal e o bom trabalho desenvolvido pelo Centro de Línguas na difusão do idioma e da cultura do país europeu. “Jundiaí, de cara, é diferenciada por manter um vice-consulado italiano, o que nos aproxima muito”, finalizou Pala.

Pedro Bigardi recebe Michele Pala (segundo à direita)

Thiago Secco
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/29/prefeito-recebe-visita-do-consul-geral-da-italia-em-sao-paulo/
Leia mais sobre