Caminhada reforça chamado para o Outubro Rosa
Publicada em 19/10/2014 às 19:10Mais de 1 mil pessoas estiveram neste domingo (19) na “Caminhada Rosa” promovida pela Prefeitura de Jundiaí, dentro do Parque da Cidade. O evento reforça a mensagem de prevenção do câncer de mama da campanha Outubro Rosa e marca a forte tendência de crescimento de exames preventivos na rede municipal de saúde.
“Esse simples laço rosa é um símbolo muito forte. Vimos sua presença em unidades de saúde e ambulatórios, nos prédios iluminados e em diversas manifestações que chamam a atenção das mulheres para esses cuidados”, afirmou o prefeito Pedro Bigardi.
De acordo com o secretário de Saúde, Gerson Vilhena, a média mensal de 2 mil exames de mamografia foi ultrapassada em 15 dias de outubro, com tendência a dobrar até o fim do mês. Não há fila de espera. “Vale destacar o empenho de diversas secretarias nessa campanha”, afirmou.
LEIA TAMBÉM
Centro de Jundiaí fica repleto de bexigas rosas
Fundo Social abre vagas para cursos profissionalizantes
Em Jundiaí existem 79.713 mulheres acima dos 40 anos de idade, recomendáveis para exames preventivos. O aumento de procura levou novos casos de 47 (2012) para 55 (2013) e, agora, para 82 (até setembro de 2014). De acordo com Maria José de Oliveira, que acompanhava um grupo da unidade Corrupira e enfrentou esse tipo de problema há 28 anos, a detecção na fase inicial garante a cura.
“Meninas, não acreditem em temor do exame. É rápido, dura uns 10 minutinhos e vale a pena prevenir”, destacou a primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi.
Prevenção
O evento teve serviços de saúde (como aferição da pressão arterial e glicemia) do programa Ativação, da Federação Paulista de Esportes e Fitness, e aulas de zumba e de prevenção de Aids, além do apoio do Instituto Avon e de laboratórios como a Afip.
Na caminhada, com animação do batuque articulado pela Cia Paulista de Artes, muita gente aderiu ao evento. “Eu vi poucos dias antes no site da Prefeitura e arrastei toda a família”, comentou Gisele Almeida, de Itupeva.
De acordo com o presidente do Instituto Avon, Lírio Cipriani, houve apoio a mais de 700 iniciativas de pequeno ou grande porte em todo o País, inspiradas na ideia surgida em 1897 nos Estados Unidos. “Podemos evitar muitas mortes desnecessárias com a atitude preventiva. E Jundiaí está fazendo uma grande campanha”, comentou.
O evento recebeu também a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti, o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, o coordenador de conselhos, Vanderlei Victorino, a coordenadora da Juventude, Narrinam Camargo, a coordenadora da Mulher, Marisa Campos, os vereadores Gerson Sartori, Marilena Negro e Gustavo Martinelli, entre outros.
Para a fisioterapeuta Ana Paula Moço Cidade, que compareceu com amigos, a participação de cada pessoa motiva outras a se cuidarem. “É uma atitude preventiva”, afirmou.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio
Assista à reportagem da TVE Jundiaí
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial