Conheça as ações do projeto Ponte Torta

Publicada em 23/10/2014 às 15:37

De acordo com Toninho Sarasá, coordenador geral do projeto da Ponte Torta, o trabalho intenso entre novembro de 2014 e fevereiro de 2015 vai atuar em três frentes simultâneas: a formação de uma turma em Zeladoria do Patrimônio, a intervenção de aulas lúdicas sobre o tema para crianças em bairros da cidade e o trabalho direto no monumento e entorno.

“Nosso símbolo maior será o tijolo (com o logotipo do projeto), uma técnica que chega com a ferrovia e com os imigrantes para substituir as construções em taipa de pilão que eram usadas nos 250 anos anteriores. O nome de zeladoria tem a ver com zelo, com afeto, base da conservação que é ainda mais importante que a restauração. E isso está ligado com a noção de pertencimento das pessoas tanto ao local como às gerações anteriores”, afirma.

Toninho Sarasá: “Ponte entre passado e futuro”

O primeiro curso, de zeladoria, vai ter encontros semanais com estudantes universitários e técnicos, moradores vizinhos, servidores públicos e convidados na Biblioteca Pública Professor Nelson Foot.

O segundo, em forma de aulas lúdicas, vai ensinar crianças a “montarem” coisas como o arco que supera vãos. Isso tudo por meio de uma carreta itinerante que passará por diversos bairros, usando parques e praças como ponto de concentração.

E a terceira parte do projeto, de intervenções diretas, envolve ações na Ponte Torta como a catalogação de peças, a limpeza e higienização, o uso de uma cera de proteção especial (que evita água mas permite a “respiração” dos tijolos), o estudo do controle de pragas (como as pombas) e a iluminação indireta do monumento.

Mirante
Entre outras atividades previstas estão a montagem de um pequeno mirante (belvedere) na ladeira da Esplanada do Monte Castelo que permita a vista adequada do monumento – um efeito sobreposto da “paisagem do passado”, como os barrancos depois rebaixados de acesso à ponte. As oficinas de prensagem de tijolos, para o contato com as técnicas de época, ou o uso de sinalização específica no entorno também são cogitados no processo.

Os moradores da cidade interessados em colaborar de alguma maneira com o projeto terão em novembro um espaço próprio para a adesão dentro deste portal.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/23/conheca-as-acoes-do-projeto-ponte-torta/