Instituto Federal abre inscrições para curso técnico em comércio
Publicada em 20/10/2014 às 15:24O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) abriu as inscrições para o processo seletivo destinado ao curso de técnico em comércio, nesta segunda-feira (20). As aulas para o período noturno serão no campus avançado de Jundiaí, localizado no Complexo Argos. Ao todo, estão disponíveis 40 vagas.
A instalação do Instituto Federal no município faz parte do Programa de Metas criado pelo prefeito Pedro Bigardi. O objetivo é garantir a valorização da educação e o acesso da população às modalidades de ensino oferecidas gratuitamente pela instituição, inclusive ensino superior.
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Os interessados em participar do vestibulinho precisam estar cursando, na data da matrícula (janeiro de 2015), o 2º ou 3º anos do Ensino Médio ou já ter concluído essa etapa de ensino. As inscrições devem ser efetuadas até as 15h do dia 19 de novembro, pelo site do Instituto Federal na internet. A taxa de inscrição é de R$ 20.
A prova será realizada dia 14 de dezembro, às 13h, em local a ser definido. A elaboração, aplicação e correção dos exames são de responsabilidade da CETRO Concurso Públicos.
Estado
Para todo o Estado, o IFSP oferece 5.040 vagas para cursos técnicos presenciais e à distância para o primeiro semestre de 2015. Dessas, 4.040 vagas são cursos presenciais distribuídos nos Campi Araraquara, Araras, Avaré, Barretos, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Capivari, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Itapetininga, Jacareí, Jundiaí, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São João da Boa Vista, São José dos Campos/Petrobras, São Paulo, São Roque, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano e Votuporanga.
Outras mil vagas são oferecidas para cursos de educação à distância nos Polos Araraquara, Araras, Avaré, Boituva, Franca, Guaíra, Guarulhos, Itapetininga, Jacareí, São José do Rio Preto, São José dos Campos/Petrobrás, São Roque, Serrana, Votuporanga e Viradouro.
Demanda
Em Jundiaí, o curso de técnico em comércio atende uma demanda da sociedade, que escolheu o tema durante audiência pública realizada em fevereiro deste ano.
Além de ensinar métodos de comercialização de bens e serviços, visando à competitividade no mercado e atendendo às diretrizes organizacionais, o curso (com duração de três semestres) abordará tópicos como controle quantitativo e qualitativo de produtos, armazenagem, operacionalização de planos de marketing e comunicação, logística, recursos humanos e comercialização.
A primeira turma iniciou as aulas em julho.
Roberta de Sá
Foto: Arquivo PMJ
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