Presidente do Conselho do Patrimônio Cultural toma posse
Publicada em 01/10/2014 às 18:12A professora Maria Angélica Ribeiro assumiu a presidência do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac), com mandato de dois anos (2014-2016), e terá entre as atribuições a convocação de reuniões e notificação sobre deliberações de caráter técnico.
LEIA TAMBÉM
Cultura oferece peças gratuitas na Semana da Criança
“Percebi que muito da história de Jundiaí estava se perdendo, por isso me interessei em participar do Compac. Quero ajudar a proteger os patrimônios da cidade”, comenta a professora, que também responde pela Diretoria Administrativa do Complexo Fepasa.
Atualmente, o Compac é constituído por 19 conselheiros, também escolhidos em votação, que se reúnem mensalmente no Complexo Fepasa. “A escolha foi feita de forma democrática, respeitando a lei e o regimento interno do Compac”, explica Donizetti Aparecido Pinto, diretor de Patrimônio Histórico e Cultural.
Uma das funções do Compac é a seleção e processo de tombamento de prédios históricos de Jundiaí, por isso trabalha em conjunto com a Diretoria de Patrimônio. “As reuniões do Compac são no Complexo Fepasa e agora, com a transferência da Diretoria de Patrimônio para o local, nossas decisões são mais ágeis”, reforça Donizetti.
Para Maria Angélica, o maior desafio do Compac é agilizar o andamento dos processos de tombamento. “Temos muitos processos em andamento. A intenção é deixá-los menos morosos, realizando, se necessário, mais reuniões.”
Outra proposta da presidente é refazer a legislação do Conselho. “Temos muitas incoerências nas normas do conselho hoje. Por isso, pretendemos mudar”, assinala.
Assessoria de Imprensa
Fotos: fotógrafos – PMJ
-
21/01/2025
Confira como chegar e como estacionar na 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos
-
21/01/2025
Cia. Jovem de Dança leva até fevereiro temporada gratuita de espetáculos para a Sala Glória Rocha
-
21/01/2025
Reunião define detalhes com os agricultores que participarão da Festa da Uva e Expo Vinhos
-
20/01/2025
Entrada solidária da Festa da Uva será destinada ao Fundo Social de Solidariedade