‘Senhor Dodói’ encanta moradores do Vista Alegre

Publicada em 02/11/2014 às 20:00

“O artista deve ir onde o povo está”, já dizia a música de “Nos bailes da vida”, de Milton Nascimento. Nesta sintonia, a Cia. de Teatro de Jundiaí – companhia teatral pública mantida pela Prefeitura de Jundiaí por meio da Secretaria de Cultura – cumpre uma temporada de sucesso nos bairros de Jundiaí. A apresentação da peça “Senhor Dodói” neste sábado (1º) foi mais do que especial. Pela primeira vez, a encenação ocorreu na rua, ao ar livre, para uma plateia formada por famílias do bairro.

Sobre uma carreta montada na rua Cabo Edivaldo Quirino Santana, o elenco contou a história do hipocondríaco Senhor Dodói e encantou crianças e adultos no local. A auxiliar de limpeza Leise Martins Gonçalves, de 48 anos, precisou apenas abrir o portão de casa para ver o espetáculo, ao lado da filha e das netas. “É um divertimento para as crianças e cultura para os moradores daqui.”

LEIA TAMBÉM
Prefeito entrega premiação da 10ª Olimpíada de Redação
1ª Feira de Profissões agita os jovens do Jardim São Camilo

Sobre uma carreta montada na rua, Senhor Dodói encantou os moradores do Jardim Vista Alegre

Sobre uma carreta montada na rua, Senhor Dodói encantou os moradores do Jardim Vista Alegre

A iniciativa pioneira da Secretaria de Cultura de levar a peça teatral aos bairros foi elogiada pela comunidade. A dona de casa Maria Elena Soldera Fernandes, 60 anos, saiu do bairro Morada das Vinhas com as netas Maria Fernanda, de 5 anos, e Maria Eduarda, 7 anos, para assistir à peça. “Achei muito bacana, as crianças gostaram, é uma coisa diferente que a Prefeitura está fazendo nos bairros, levando cultura para a comunidade”.

O professor José Carlos de Moraes, de 42 anos, já havia visto o “Senhor Dodói” no Teatro Polytheama e aproveitou a oportunidade para levar os filhos Tales, 10 anos, e Lívia, de 5, para assistirem no Jardim Vista Alegre. “Já conhecia a peça e vim trazê-los para ver, pois vale a pena, é um espetáculo de qualidade, os atores são muito bons”.

A Cia. de Teatro de Jundiaí iniciou a turnê pelos bairros em agosto e, desde então, foram 28 os bairros que receberam a peça Senhor Dodói, atingindo um público de 13 mil pessoas, segundo a diretora de Ação Comunitária da Secretaria de Cultura, Eliane Silva Pinto. “O balanço que fazemos desta ação é muito positivo, a peça teve uma grande aceitação das comunidades, que ajudou na divulgação e estrutura. É uma coisa nova para a população, que ficou encantada com a produção, cenário, figurino e a história do Senhor Dodói”.

Eliane destaca, ainda, a parceria com as paróquias, centros comunitários e escolas, que cederam espaço para as apresentações. “Foi fundamental para o sucesso desta turnê pelos bairros”, completa.

Inspirada na peça “O doente imaginário”, do dramaturgo francês Molière, o espetáculo conta a história de um hipocondríaco que é enganado pelo médico. A adaptação feita pelo diretor Angelo Brandini, utilizou a linguagem ‘clown’ (palhaços) e encantou o público por onde passou. “Levar para os bairros uma montagem com esta qualidade cria oportunidade para as pessoas estarem em contato com um belo espetáculo, com uma linguagem moderna voltada para toda a família, contribuindo para a formação de plateia”, destacou o secretário de Cultura, Tércio Marinho.

A temporada 2014 do Senhor Dodói consiste em 60 apresentações gratuitas. Quem ainda não assistiu, as próximas acontecem no dia 13 de novembro, na EMEB Nacib Cury (duas sessões); 5 de dezembro no Teatro Polytheama, para a Coordenadoria do Idoso; e, encerrando a temporada, na Mostra Jundiaiense de Teatro, de 10 a 14 de dezembro.

O professor José Carlos e os filhos Tales e Livia durante a apresentação

O professor José Carlos e os filhos Tales e Livia durante a apresentação

Viviane Rodrigues
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/02/senhor-dodoi-encanta-moradores-do-vista-alegre/
Leia mais sobre