Mais de 4 mil crianças são orientadas sobre trânsito

Publicada em 03/11/2014 às 14:56

Cidadania no trânsito, segurança e sinalização são questões que já foram apresentadas para mais de 4 mil crianças de Jundiaí. O número é referente ao período de janeiro a outubro deste ano, segundo a Secretaria de Transportes. Sempre de forma lúdica, a palestra “Segurança no Trânsito, você pode fazer a diferença” é exibida em escolas municipais e particulares, acompanhada por um agente de trânsito que interage com os alunos sobre o papel de cada cidadão no trânsito.

“O trabalho dos agentes também é ensinado para as crianças, mostrando que eles estão nas ruas para organizar o trânsito, sempre a serviço de toda a população”, afirma a responsável pela Divisão de Educação para o Trânsito, Juliana Maia.

LEIA TAMBÉM
Túnel da Ponte: Agentes vão ajudar na orientação

Emeb Angela Rinaldi recebe o mascote Farolito: Educação

O objetivo do programa é conscientizar as crianças sobre as questões do trânsito, desde regras de segurança para pedestres, passageiros e condutores.

“Em um formato leve, com vídeos, brincadeiras e a presença do Farolito – mascote da secretaria – todos os temas são apresentados e tornam as crianças multiplicadoras do comportamento seguro no trânsito”, frisa Juliana.

Além da equipe da Educação no Trânsito e agentes, o trabalho é desenvolvido e realizado em conjunto com pedagogas. Elas promovem um cenário ideal para incentivar as crianças a refletirem sobre o trânsito no dia a dia e perceber os perigos no trânsito, desenvolvendo comportamentos preventivos.

Educação
Ainda de acordo com Juliana, o programa iniciado em 2013 tem um papel fundamental na educação das crianças, mostrando que elas também fazem parte do trânsito. Assim, devem seguir as regras, como passageiras e pedestres, e se forem andar de bicicleta na rua devem utilizar os itens necessários de segurança. “Até dezembro de 2014, a previsão é orientar mais de 5 mil crianças”, completa a educadora.

Na Emeb Pedro Clarismundo Fornari, orientações

As escolas que quiserem apresentar aos alunos a palestra “Segurança no Trânsito, você pode fazer a diferença” devem entrar em contato com a equipe de Educação no Trânsito, pelo telefone 4583-3306.

Luiza Ronchi
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/03/mais-de-4-mil-criancas-sao-orientadas-sobre-seguranca-no-transito/
Leia mais sobre