Projeto Dengue leva 200 pessoas para o auditório da FMJ

Publicada em 03/11/2014 às 18:10

Cerca de 200 pessoas, entre alunos, docentes e integrantes do projeto Dengue (agentes de Saúde, agentes comunitários e do Centro de Controle de Zoonoses) participaram de uma atividade na tarde desta segunda-feira (3) n auditório da Faculdade de Medicina de Jundiaí. A iniciativa teve como foco aprofundar o conhecimento sobre o mosquito e a relação com as mudanças climáticas. A Faculdade, por meio do PET Dengue (Programa de Educação pelo Trabalho) trouxe para Jundiaí o professor Delsio Natal, da Universidade de São Paulo (USP). O evento tem parceria com a Secretaria de Saúde.

Para Natal, conhecer a biologia do mosquito “Aedes Aegypti” é extremamente importante no controle da dengue. “Conseguimos assim descobrir a melhor armadilha para capturá-lo e neutralizá-lo”, enfatiza. O estudioso explica ainda que para se ter criadouros do dengue, basta a ajuda do homem no ambiente interno (Casa) e da chuva no ambiente externo.

Delsio Natal falou com os participantes do evento

O controle do “Aedes Aegypti” é um enorme desafio para estudiosos, profissionais de saúde e toda população, principalmente no que diz respeito às epidemias recentes. Para Cristina Traldi, coordenadora do PET Dengue da FMJ, estamos perdendo terreno para o mosquito. “A palestra oferece subsidio para que possamos encontrar novas estratégias para controlar a doença”, finaliza Cristina.

O PET Dengue é um projeto direcionado a alunos da graduação que busca proporcionar aos estudantes condições para a realização de atividades extracurriculares e de pesquisa que favoreçam a formação acadêmica. A integração do ensino com serviço e comunidade é essencial para formação de médicos e enfermeiros.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/03/projeto-dengue-leva-200-pessoas-para-o-auditorio-da-fmj/