Senhor Dodói encanta moradores do Vista Alegre

Publicada em 03/11/2014 às 14:49

“O artista deve ir onde o povo está”, já dizia a música de “Nos bailes da vida”, de Milton Nascimento. Nesta sintonia, a Cia. de Teatro de Jundiaí – companhia teatral pública mantida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura – cumpre uma temporada de sucesso nos bairros da cidade. A apresentação da peça “Senhor Dodói” no sábado (1º) foi mais do que especial. Pela primeira vez, a encenação ocorreu na rua, ao ar livre, para uma plateia formada por famílias daquela região.

Sobre uma carreta montada na rua Cabo Edivaldo Quirino Santana, o elenco contou a história do hipocondríaco Senhor Dodói e encantou crianças e adultos no local. A auxiliar de limpeza Leise Martins Gonçalves, 48 anos, precisou apenas abrir o portão de casa para ver o espetáculo, ao lado da filha e das netas. “É um divertimento para as crianças e cultura para os moradores daqui.”

LEIA TAMBÉM
Grave seu depoimento para a Ponte Torta

‘Imagens Refletidas’ é nova exposição da Galeria de Arte Fernanda Perracini

Peça encantou os moradores do Jardim Vista Alegre

A iniciativa pioneira da Secretaria de Cultura de levar a peça teatral aos bairros foi elogiada pela comunidade. A dona de casa Maria Elena Soldera Fernandes, 60 anos, saiu do bairro Morada das Vinhas com as netas Maria Fernanda, de 5 anos, e Maria Eduarda, 7 anos, para assistir a peça. “Achei muito bacana, as crianças gostaram. É uma coisa diferente que a Prefeitura está fazendo nos bairros, levando cultura para a comunidade.”

O professor José Carlos de Moraes, 42 anos, já havia visto o “Senhor Dodói” no Teatro Polytheama e aproveitou a oportunidade para levar os filhos Tales, 10 anos, e Lívia, de 5, para assistirem no Jardim Vista Alegre. “Vale a pena, pois é um espetáculo de qualidade e os atores são muito bons.”

A Cia. de Teatro de Jundiaí iniciou a turnê em agosto e, desde então, foram 28 bairros que receberam a peça Senhor Dodói. O espetáculo atingiu um público de 13 mil pessoas, segundo a diretora de Ação Comunitária, Eliane Silva Pinto. “O balanço que fazemos desta ação é muito positivo. A peça teve uma grande aceitação das comunidades, que ajudaram na divulgação e estrutura. É uma coisa nova para a população, que ficou encantada com a produção, cenário, figurino e a história do “Senhor Dodói”.”

Eliane destaca ainda a parceria com as paróquias, centros comunitários e escolas, que cederam espaço para as apresentações. “Foi fundamental para o sucesso desta turnê pelos bairros”, completa.

Histórico
Inspirada na peça “O doente imaginário”, do dramaturgo francês Molière, o espetáculo conta a história de um hipocondríaco que é enganado pelo médico. A adaptação feita pelo diretor Angelo Brandini, utilizou a linguagem ‘clown’ (palhaços) e encantou o público por onde passou.

José Carlos e os filhos Livia e Tales: alegria

“Levar para os bairros uma montagem com esta qualidade cria oportunidade para as pessoas estarem em contato com um belo espetáculo, com uma linguagem moderna voltada para toda a família, contribuindo para a formação de plateia”, destacou o secretário de Cultura, Tércio Marinho.

A temporada 2014 do Senhor Dodói consiste em 60 apresentações gratuitas. Quem ainda não assistiu, as próximas acontecem no dia 13 de novembro, na EMEB Nacib Cury (duas sessões); 5 de dezembro no Teatro Polytheama, para a Coordenadoria do Idoso; e, encerrando a temporada, na Mostra Jundiaiense de Teatro, de 10 a 14 de dezembro.

Viviane Rodrigues
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/03/senhor-dodoi-encanta-moradores-do-vista-alegre-2/
Leia mais sobre