Solar do Barão recebe exposição sobre culturas africana e indígena

Publicada em 04/11/2014 às 16:14

Durante o mês de novembro, em que é comemorado o Dia da Consciência Negra (20), o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí “Solar do Barão” recebe a exposição “A interação da arte com as Leis Federais 10.639/2003 e 11.645/2008”, do artista Elvis da Silva, que aborda por meio das artes visuais a Cultura Indígena e da Cultura Negra na construção da identidade Nacional. A abertura será nesta quarta-feira (5), às 19h, com entrada gratuita.

Na oportunidade, o artista ministra palestra sobre as leis federais. Promulgada em 2003, a Lei 10.639 tem como objetivo incluir a história e cultura afro-brasileira no currículo escolar. Em 2008, foi criada a Lei 11.645, que inclui a história e cultura indígena nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio. “Foi uma conquista muito importante para o Brasil, reconhecer mais uma de nossas raízes e origens, mas ainda assim muitas pessoas não entendem a necessidade lei”, salienta Elvis da Silva.

LEIA TAMBÉM
Rainha da Festa da Uva: Número bate recorde
Biblioteca divulga programação para novembro

Elvis da Silva retrata negros e índios brasileiros em exposição

Elvis da Silva retrata negros e índios brasileiros em exposição

A partir desta carência, o artista criou a exposição, composta por pinturas criadas com pigmentos, aquarelas, tinta óleo e acrílica, nanquim e grafite que retratam os negros e índios brasileiros.

Elvis ressalta que a exposição é historiográfica e didática. “O interessante é que a palestra, feita na abertura, traz a contextualização das obras. Os visitantes vão conhecer todo o contexto histórico que resultou nestas leis atuais”, comenta.

A mostra traz ainda o Toe, uma técnica inédita criada pelo artista. “O Toe é uma técnica de observação no escuro, relacionada com as células cone dos olhos, que são estimuladas, e após um período de observação, criam ‘novas imagens’, como uma ilusão de ótica”, explica.

A exposição segue até 22 de novembro, sempre com entrada gratuita. O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí- Solar do Barão fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Mais informações: (11) 4521-6259.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/04/solar-do-barao-recebe-exposicao-sobre-culturas-africana-e-indigena/