Cultura apoia criação do Núcleo de Samba Bumbo do Japi

Publicada em 05/11/2014 às 19:11

Resgatar, estudar e divulgar o samba paulista. Esta é a missão do Núcleo de Samba Paulista Bumbo do Japi, grupo de músicos que faz a primeira apresentação dia 7 de dezembro, em comemoração ao Dia Nacional do Samba, que contará com uma programação especial preparada pela Secretaria de Cultura.

O núcleo foi criado após o evento Samba na Praça, promovido pela Diretoria de Ação Comunitária da Secretaria de Cultura. “Estamos muito felizes com este desdobramento. O que buscamos é que as atividades resultem em um debate mais aprofundado, que as pessoas busquem mais informações e divulguem os conhecimentos adquiridos nos eventos”, enfatiza Eliane da Silva Pinto, diretora da Ação Comunitária.

LEIA TAMBÉM
Rainha da Festa da Uva: Número bate recorde
Preto e branco ganham vida na Mostra Fotográfica da Pinacoteca

Núcleo foi criado após o evento Samba na Praça

O secretário de Cultura, Tércio Marinho, destaca a preocupação da atual administração em valorizar e abrir espaço para a cultura popular “O samba é reconhecido no mundo todo, temos que conhecer e debater nossas raízes. Os sambistas da cidade têm reivindicado este espaço de valorização há algum tempo e a Secretaria de Cultura está buscando um diálogo com todos os segmentos culturais, sem privilegiar apenas um movimento”, pontua.

O apoio do poder público foi elogiado pelos músicos. “Já esperávamos uma oportunidade como esta faz tempo, mas nunca houve o apoio do poder público. Com este projeto vamos conseguir resgatar a essência do samba paulista. É também uma valorização do artista local”, comenta Almir Ferreira Silva, integrante do Núcleo de Samba.

Histórico
Formado pelos sambistas João Fernandes, Luccas Martins, Guilherme Dias, Almir Ferreira Silva, Alexandre Franco, Marcelo Eduardo e Henry Durante, o núcleo se destaca pelo conteúdo de pesquisa, realizada pelos integrantes. “A pesquisa sobre a história do samba vai diferenciar o grupo, com isso, adquirimos propriedade sobre o assunto e disseminamos o histórico para toda a população”, destaca o músico João Fernandes.

O Núcleo de Samba Paulista Bumbo Japi também se apresenta dia 12 de dezembro, com a Orquestra Municipal de Jundiaí, na Virada do Poly, no Teatro Polytheama. “Será um momento especial, vamos unir a cultura erudita e popular”, finaliza Tércio Marinho.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/05/cultura-apoia-criacao-do-nucleo-de-samba-bumbo-do-japi/
Leia mais sobre