Em reunião de trabalho, GGIM reitera eficácia das ações integradas

Publicada em 05/11/2014 às 16:18

A segurança pública não pode ser uma ação limitada às forças policiais e a eficácia envolve o concurso de diversos outros setores da sociedade em geral. Isso foi, mais uma vez, reiterado durante a reunião dos membros do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), realizada na manhã desta quarta-feira (5), na Sala de Situação do Paço Municipal. O encontro atende uma convocação do secretário da Casa Civil, José Carlos Pires.

A chegada do fim do ano, quando a movimentação de pessoas e a circulação de dinheiro nas ruas é maior, foi um dos assuntos abordados pelos membros do GGIM – que congrega representantes das polícias Civil, Militar e Rodoviária, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, secretarias municipais (Comunicação, Finanças, Transporte, Desenvolvimento Social e Educação), Defesa Civil e Câmara Municipal.

Secretário José Carlos Pires falou sobre sucesso da integração

A operação realizada no final de semana passado, na região da Vila Rio Branco, foi citada como exemplo de ação integrada. Forças policiais, agentes de trânsito e da Fiscalização do Comércio abordaram bares e jovens em diferentes pontos do bairro. Pelo menos 90 pessoas passaram por revista pessoal e motoristas foram autuados por estacionamento irregular. A população aplaudiu o trabalho coordenado pelo Gabinete de Gestão Integrada.

Além disso, também foram citadas políticas públicas realizadas por determinação do prefeito Pedro Bigardi em toda a cidade no sentido de garantir mais segurança e qualidade de vida aos cidadãos.

“Integração é a palavra de ordem para nosso trabalho e é isso que tem sido feito. Tudo de forma intensificada, paralelamente à estrutura montada para o que pode se consolidar num futuro Plano Municipal de Segurança”, disse o secretário José Carlos Pires.

Para ele, a Prefeitura de Jundiaí inova na forma de promover a segurança, utilizando os recursos que cada segmento envolvido tem à disposição: câmeras de videomonitoramento, levantamento das áreas de vulnerabilidade criminal e o trabalho de inteligência. “Essas ações têm contribuído para a redução de alguns índices da área criminal, como furtos e roubos de veículos, como vimos recentemente na mídia”, comentou.

O diretor da Secretaria de Comunicação Social, Emerson Leite, lembrou que a exemplo do ano passado, um panfleto com dicas de segurança será desenvolvido para distribuição à população durante o período natalino. “O objetivo é informar as pessoas sobre como se comportar nos locais públicos, para evitar a ação de bandidos. Isso foi feito ano passado e ajudou na prevenção.”

Ele também elencou diversas ações que resultam no aumento da segurança pública de maneira geral. “A transformação de 26 áreas degradadas em espaços de uso coletivo para a prática esportiva ou de lazer, poda de árvores, corte de mato e a substituição das lâmpadas em postes de iluminação públicas em toda a cidade são práticas do governo Pedro Bigardi que contribuem significativamente para a segurança das pessoas. Isso está sendo feito.”

Reunião tratou das operações de segurança

Nunca dar esmolas
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Rita Marchiore, ressaltou ainda que a população precisa seguir à risca a orientação de que dar esmolas não é correto. “Se desejarem ajudar, quer o façam por meio das entidades sociais. Elas têm programas específicos para essa finalidade”, sugeriu.

Ficou claro também que a criação de oportunidades para os jovens desenvolverem atividades de cunho cultural e esportivo também pode ser forte aliada na intervenção para a diminuição da violência urbana.

Para isso, além do trabalho realizado pela Semads, há também a participação da Coordenadoria da Juventude, com a qual os adolescentes têm uma identificação cada vez mais observada, por meio de uma série de eventos já deflagrados nos últimos meses. “Um exemplo disso é a Estação Juventude, que está sendo viabilizada no Complexo Fepasa, resultado da parceria com a Secretaria de Cultura e com ajuda financeira do Governo do Estado”, lembrou o diretor de Comunicação.

Os próximos encontros do grupo serão intensificados e terão lugar todas as primeiras quartas-feiras dos próximos meses. Entre um encontro e outro, os envolvidos anotarão as relevâncias que julgarem importantes para o aprimoramento do trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos 18 meses.

Participaram também da reunião Cláudio Nitsch Medeiros – Secretaria de Educação do Estado; Mário Pugliese Falazaro – major do 49º BPMI; Luiz Rubens Carvalho Júnior, comandante do 19º Grupamento de Bombeiros; Wilson Ricardo Pituba – Delegacia Seccional de Polícia; Valéria Rivelli Luiz – Secretaria Municipal de Educação; Adílson Messias – Secretaria de Negócios Jurídicos; Regina Romão – Secretaria Municipal de Transportes; Fernando Sálvia Mazzei –Defesa Civil; Ivo de Franceschi – Fumas; Solange F. de Oliveira – Fumas; Celso Luiz Colletti – Secretaria Municipal de Finanças; Valéria Oliveira – Secretaria Municipal de Agricultura; Capitão PM Moretes – Polícia Militar; José Roberto Ferraz – Guarda Municipal; Paulo Sérgio Martins – Câmara Municipal e delegado; Daniel Simões de Oliveira – capitão da Polícia Militar Rodoviária.

Alcir de Oliveira
Foto: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/05/em-reuniao-de-trabalho-ggim-reitera-eficacia-das-acoes-integradas/