Fase 1 do projeto ‘Ponte Torta’ tem início nesta sexta-feira (7)

Publicada em 06/11/2014 às 17:18

Anuncio Ponte Torta_Imprensa OficialUma palestra acompanhada pela gravação paralela de depoimentos abre nesta sexta-feira (7) o ciclo de novembro do projeto de Ações de Conservação e Zeladoria da Ponte Torta, promovido pela Prefeitura de Jundiaí e pelo Estúdio Sarasá. O evento será realizado das 14h às 17h no auditório da Biblioteca Pública Professor Nelson Foot, no Complexo Argos, com participação aberta aos moradores interessados.

Os temas principais são a introdução do conceito de zeladoria do patrimônio coletivo e o papel da ponte na história de Jundiaí. Os eventos de novembro fazem parte da Fase 1 (Entendimento), que no projeto tem ainda o Pertencimento (Fase 2) e Empoderamento (Fase 3) nos primeiros meses do próximo ano.

CONFIRA ALGUMAS FOTOS DE ACERVO HISTÓRICO DE JUNDIAÍ

LEIA TAMBÉM
Ponte Torta convida a depoimentos de moradores
Jundiaí atrai estudiosos de planejamento urbano

Outros encontros acontecem nas sextas-feiras seguintes, no mesmo horário mas em locais diferentes. No dia 14, o auditório do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí ‘Solar do Barão’ recebe a palestra sobre paisagem cultural e a proposta do “belvedere” (mirante), com previsão de caminhada conjunta. No dia 21, uma carreta estacionada ao lado da Ponte Torta vai abrigar a palestra e, no dia 28, esse equipamento itinerante segue para a praça do slackline e da feira orgânica, no cruzamento das avenidas Nove de Julho e Prefeito Luiz Latorre.

Todos esses encontros contam também com gravação de depoimentos de moradores sobre o monumento, além de surpresas como uma oficina de prensagem de tijolos.

Estudantes
Além das atividades para adultos, o projeto coordenado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente também conta com horários voltados para crianças e adolescentes nos dias da carreta itinerante, com soluções lúdicas (como a construção de uma ponte em arco com “tijolos” cenográficos) para estudantes.

Uma das escolas confirmadas para esse formato é o Serviço Social da Indústria (Sesi), que marcou turmas de sexto ano para os horários de 10h e 11h, no dia 28 de novembro.

De acordo com a professora Nívea Massaretto Verges, essa oficina vai concretizar um trabalho realizado durante outubro, referente ao conteúdo sobre os patrimônios histórico-culturais, a importância e a preservação.

“Realizamos também uma atividade extraclasse na qual visitamos alguns dos patrimônios na área central do município de Jundiaí. Foi interessante notar que no primeiro dia da aula sobre patrimônio, ao realizar a diagnóstica, o primeiro local que os alunos citaram foi a Ponte Torta. Nesse sentido, acredito que esse projeto será maravilhoso para que os alunos se sintam parte e responsáveis pelos patrimônios da cidade”, comenta.

Intervenção
A limpeza, higienização, aplicação de cera e outras melhorias no monumento da Ponte Torta, originário do final do século 19, serão os primeiros passos da parte física do projeto que terá também um plano de iluminação indireta e um belvedere que vai permitir a visão de como era a paisagem no passado.

José Arnaldo de Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/06/fase-1-do-projeto-ponte-torta-tem-inicio-nesta-sexta-7/