Jardim Botânico é ‘aula ao ar livre’ para visitas monitoradas

Publicada em 11/11/2014 às 17:29

Mantido pela Prefeitura de Jundiaí, o Jardim Botânico é uma atração obrigatória para moradores e turistas, reconhecido até mesmo em publicações estaduais. Mas os pequenos grupos de estudantes que usam o local todos os dias formam um volume que soma milhares de pessoas a cada ano.

Ligado à Secretaria de Serviços Públicos, esse parque especializado em pesquisa e educação tem parcerias com quase todos os demais setores de governo.

Nesta terça-feira (11) um grupo de alunos do G5 (na faixa dos 5 anos de idade) dividiu-se em duas “torcidas” para apontar o que mais gostaram na visita. Uma das alas defendia as flores, por terem a natureza. Outra defendia as sementes, porque delas surgem as flores. Uma situação em que todos saíam ganhando.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura lança Circuito das Árvores

Jundiaí leva seu ‘cerrado’ a congresso de botânica
Saber popular dá vida aos jardins do Botânico

Alunos da escola da Vila Marlene: flores e sementes

Vindos da escola municipal (Emeb) dos Sonhos Anésio de Oliveira, da Vila Marlene, eram articulados pela coordenadora Ana Cristina Guimarães e recepcionados pelos monitores Jessica Lins e Rafael de Souza.

“Temos o Botânico como o ponto mais requisitado de visitação”, confirma a educadora Débora Scarpinelli, que atua no Centro de Referência de Educação Ambiental (Cream) com a coordenadora Claudete Formis. Outros pontos, além desses dois locais, são a ONG Mata Ciliar, a DAE e o Museu Histórico, no Solar do Barão.

Os monitores no Botânico são estagiários do curso de meio ambiente da Escola Técnica Vasco Venchiarutti e buscam passar noções de consciência e preservação. A área tem 150 mil metros quadrados com trilhas, jardins temáticos e de plantas medicinais ou aromáticas, orquidário e um lago com peixes.

Descoberta
No caso dos monitores Bianca Malagoli e Thales dos Santos, o público foi um grupo do G4 (na faixa de 4 anos de idade) da Emeb Luzia Francisca Souza Martins, do bairro de Ivoturucaia. Se o alvo do outro grupo já envolvia a dispersão de sementes, nesse era o próprio ato da descoberta segundo a professora Mariana Pinheiro.

Um alvo atingido, segundo a longa série de pontos de interesse ditos espontaneamente pelos pequenos estudantes: casinha africana, peixinhos, rio, plantas, grilo, lagarto, árvores… E assim por diante.

Alunos do Ivoturucaia: descobertas no Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Jundiaí tem uma equipe formada por dois engenheiros agrônomos, um engenheiro florestal, um biólogo, estagiário de nível superior em engenharia ambiental e estagiários de nível técnico em meio ambiente.

Dentre as atividades realizadas estão o programa de educação ambiental, a coleta de sementes, a produção de mudas, identificação botânica, manutenção das coleções botânicas vivas, além de pesquisas realizadas em conservação de plantas e ecologia vegetal.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/11/jardim-botanico-e-aula-ao-ar-livre-para-visitas-monitoradas/
Leia mais sobre