Solenidade de Juramento à Bandeira reúne 720 jovens no Parque da Uva

Publicada em 12/11/2014 às 15:45

Representando o prefeito Pedro Bigardi, o secretário municipal da Casa Civil, José Carlos Pires, compareceu à cerimônia de Juramento à Bandeira, realizada na manhã desta quarta-feira (12) no Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari, o Parque da Uva.

Os 720 jovens são parte de um contingente de 3.400 da classe de 1996 que se alistaram neste ano para o Serviço Militar na área do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (12º GAC), sendo que 250 foram incorporados e os demais dispensados por excesso de contingente.

LEIA TAMBÉM
Vacina contra coqueluche para grávidas está disponível
Definida data para estudos que darão destino a resíduos sólidos

A solenidade reuniu os jovens e seus familiares no Parque da Uva

A solenidade reuniu os jovens e seus familiares no Parque da Uva

O secretário José Carlos Pires dirigiu a palavra aos então compromitentes, destacando que a breve passagem que tiveram com o Serviço Militar os torna tão importantes quanto aqueles que tiveram a oportunidade de ser incorporados. “E esse momento se torna muito especial, porque coincide com as comemorações de duas datas importantes para a nossa Pátria, que são a Proclamação da República e o Dia da Bandeira”, disse.

Ao final, ressaltou que a administração do prefeito Pedro Bigardi tem investido para ampliar as oportunidades para os jovens no campo da formação profissional e da expansão do mercado de trabalho. “Temos o polo tecnológico, que ajudará a cidade a dar um grande salto no campo do desenvolvimento tecnológico, e o Instituto Federal, que chegou para propiciar uma formação condizente com o desejo de todos os jovens”, acrescentou.

O tenente-coronel Luciano Sibinel entregou o certificado ao jovem Emílio Gabriel

O tenente-coronel Luciano Sibinel entregou o certificado ao jovem Emílio Gabriel

Um exemplo especial de inclusão
Dentre os 720 rapazes que aguardavam ansiosamente pela entrega do certificado de dispensa, Emílio Gabriel de Lima Maroto tinha uma história diferente para ser guardada pela família e nas suas lembranças. Portador da Síndrome de Charge, surdo e mudo, ele recebia do pai, Cláudio Camilo Maroto, e da madrasta, Adriana Prado Maroto, as instruções, em língua de sinais, para o momento de receber seu certificado.

Apesar de não ter a obrigatoriedade de participar da cerimônia, Emílio Gabriel teve um papel importante como estímulo à luta pela inclusão. “Ele está aqui, dentro das suas limitações de compreensão, para entender que faz parte da sociedade e que está sendo incluso”, comentou o pai, que também é presidente voluntário da Associação e Clube dos Surdos de Jundiaí.

Cláudio explicou ao filho que aquela era uma das muitas e diferentes etapas da vida. “Ele está feliz de estar aqui, como todos os demais”, completou o pai de Emílio Gabriel.

Autoridades presentes
Sob o comando do tenente-coronel Luciano Sibinel, comandante do 12º GAC, a solenidade contou ainda com as presenças do 2º tenente Marcos José da Silva, delegado da 19º Junta do Serviço Militar de Jundiaí (o presidente é o prefeito Pedro Bigardi); capitão da Polícia Militar Esdras Morales; capitão Oswaldo Julião Júnior, representando o 19º Grupamento de Bombeiros de Jundiaí; José Roberto Ferraz, comandante da Guarda Municipal de Jundiaí; vereador José Carlos Ferreira Dias, representando a Câmara Municipal; o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), Thiers Costa Marques; e os ex-delegados da 19º Junta do Serviço Militar Roberto Benatti, Marcos Preterotto e Valdir Testa.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/12/solenidade-de-juramento-a-bandeira-reune-720-jovens-no-parque-da-uva/
Leia mais sobre